Scielo

links patrocinados

Scielo

Scielo

A Scientific Electronic Library Online, ou simplesmente Scielo, é o principal acervo online de publicações acadêmicas do Brasil. Desde 2002, o projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Scielo promove a integração do conhecimento acadêmico produzido no Brasil e no mundo, através do armazenamento e pesquisa de trabalhos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento. O projeto também mantém em constante desenvolvimento uma metodologia própria para a produção científica realizada em formato eletrônico.

Desenvolvimento da Scielo

A Scielo é desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Esta parceria possibilitou o caráter internacional da plataforma.

A Fapesp, fundada em 1962, é um órgão público vinculado à Secretaria de Ensino Superior de São Paulo. Além de diversos projetos, a instituição também atua no apoio direto a pesquisadores, oferecendo bolsas de estudo para alunos de cursos de graduação e pós-graduação.

Scielo

A Bireme, por sua vez, é um órgão internacional, que compõe a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde. A instituição foi criada em 1967, por iniciativa da Unifesp. Desde seus primeiros anos, o órgão tem como objetivo facilitar o intercâmbio de informações acadêmicas entre pessoas do setor médico.

Neste sentido, além da Scielo, é também de responsabilidade da Bireme a Biblioteca Virtual em Saúde, referência mundial no acervo de publicações relacionadas à área de saúde.

Conteúdo da Scielo

Site Scielo

É importante ressaltar que a Scielo é uma plataforma especializada em publicações acadêmicas. Por esta razão, sua interface pode assustar um pouco quem não está acostumado com o meio. Isso porque a prioridade do sistema é o conteúdo, não a forma. Contudo, para quem já se acostumou com plataformas deste tipo – como a Lattes, por exemplo, onde são produzidos os currículos acadêmicos -, a Scielo é uma página de fácil utilização.

Todas as informações essenciais da Scielo podem ser encontradas logo em sua página inicial. Os periódicos acadêmicos estão organizados no menu “Rede Scielo”, onde é possível encontrar, por exemplo, trabalhos realizados por estudantes brasileiros, espanhóis, mexicanos, argentinos, sul-africanos e diversos outros. A página também disponibiliza revistas de instituições como USP e Fapesp.

Livros

Scielo 2013

A Scielo também se destaca pelo seu portal de livros brasileiros, de centenas de editoras universitárias. Devido à sua pequena impressão e circulação, estes livros dificilmente são encontrados em livrarias. Com a Scielo, os estudantes e professores podem adquirir seus exemplares online. Além dos livros para venda, a plataforma também disponibiliza centenas de títulos gratuitos. Dentre as editoras cadastradas no sistema estão Unesp, Eduel, Edufscar e Fiocruz.

Como acessar os periódicos

O acesso aos periódicos disponíveis na Scielo é simples. O primeiro passo é escolher o país da publicação. Em seguida, será possível realizar a busca por assunto, título ou autor . A página também disponibiliza uma lista alfabética dos periódicos. A Scielo disponibiliza quase 450 mil artigos e mais de mil periódicos. As atualizações são diárias.

Como acessar Scielo Busca Scielo

Pesquisar
Artigos Relacionados