São Luiz do Maranhão

links patrocinados

São Luiz do Maranhão

São Luiz do Maranhão

Fundada em 1612, a cidade de São Luiz é a capital do Maranhão. O local possui uma formação histórica bastante peculiar: São Luiz é a única cidade do país que foi fundada por franceses. Posteriormente, a região foi invadida por holandeses e, em seguida, por portugueses.

Mas, antes mesmo da chegada dos povos europeus, São Luiz do Maranhão era habitada por grandes tribos indígenas. Toda essa riqueza histórica trouxe uma grande diversidade cultural à capital do Maranhão.

Economicamente falando, São Luiz tem vivido um grande desenvolvimento industrial, graças à chegada de várias empresas e corporações internacionais.

Graças à sua localização geográfica, a cidade atraiu a atenção de empresas exportadoras. Isso porque o litoral da cidade é bem próximo da Europa e dos Estados Unidos, se comparado à região litorânea da região sudeste.

Infraestrutura de São Luiz do Maranhão

Maranhao

A capital maranhense possui um IDH de 0,778, valor considerado médio. Este é o maior número do estado. São Luiz tem uma renda per capita de R$17242. A cidade, com pouco mais de um milhão de habitantes, é famosa por seu clima tipicamente tropical, quente e úmido na maior parte do ano.

Para termos uma ideia, a menor temperatura já registrada em São Luiz, em toda sua história, foi de 18 graus. Graças a este calor constante, a capital maranhense é muito procurada por turistas que gostam de praia.

Turismo em São Luiz do Maranhão

As melhores praias da capital maranhense estão afastadas do centro da cidade. Contudo, é muito fácil e rápido chegar a lugares ideais para o lazer e a prática do mergulho.

Pontos Turisticos de São Luiz do Maranhão

A praia de Araçagi, por exemplo, está localizada a menos de vinte quilômetros do centro de São Luiz do Maranhão. Outras regiões muito famosas são as praias de Calhau, são Marcos e Ponta d’Areia.

Além das praias, a capital também oferece diversas atrações turísticas. Uma delas é o Teatro Artur Azevedo, fundado em 1817, segundo mais antigo do país. O Palácio dos Leões, sede do governo do estado, também é um ótimo lugar de visitação para quem gosta de turismo histórico.

O palácio e sua região são considerados Patrimônio Mundial da Unesco. Inicialmente, o Palácio dos Leões era uma fortificação francesa, construída em 1612, ou seja, no mesmo ano de fundação da cidade.

Outros pontos turísticos que merecem destaque em São Luiz do Maranhão são a Catedral, o Palácio de La Ravardière e o Centro de Cultura Popular.

Cultura e esporte

Turismo em São Luiz do Maranhão

São Luiz é a cidade ideal para quem quer conhecer mais sobre as origens do nosso país. Há diversos museus na cidade, com destaque para o Museu de Artes Visuais, o Museu Histórico e o Museu do Negro. A cidade também dá muita atenção para a prática de esportes, em locais como o Parque Estadual da Lagoa da Jansen e o Estádio Governador João Castelo, o maior da região nordeste.

Mais informações

Se você quer conhecer mais sobre a capital maranhense, acesse agora mesmo o site da prefeitura da cidade. Nele é possível conhecer boa parte da história da cidade, desde sua fundação até os dias atuais.

Cultura em São Luiz do Maranhão Culinaria São Luiz do Maranhão

Pesquisar
Artigos Relacionados