Roupas Zoomp
A marca Zoomp foi fundada em 1974 por Renato Kherlakian. Renato juntamente com os pais, possuía uma loja que vendia roupas de tecidos finos. A Zoomp teve seu início a partir de uma cliente da loja que admirou sua camisa, feita a próprio punho. A partir daí, ele não parou mais de criar e inovar em suas peças trazendo para o cenário fashion o jeans até então, comercializado somente por lojas de fora.
A Zoomp além de conceito, trouxe uma identidade para as peças que até então, traziam um ar carregado aos looks, que lembravam os trabalhadores braçais de antigamente. Seu jeans lavado com caimento, logo passou a ser item imprescindível nos guarda-roupas dos mais abastados. A ideia era unir conforto e design, a preços salgados pensando em formar grupos e atingir a classe A.
A Consolidação de uma Marca
Durante os anos 80 a marca Zoomp teve suas roupas no auge do mundo fashion, sendo referência de jeans para o Brasil todo. Todos apreciavam ser vestidos pelo raio amarelo, símbolo da marca. A Zoomp não parou de crescer, aderiu franquias pelo Brasil, comercializou suas peças por lojas multimarcas e passou a ter presença garantida nas Fashion Week brasileiras, tendo participado de todas elas. Mas a Zoomp não era somente referência em jeans, ela trouxe consigo uma gama de produtos de qualidade incluindo blusas, blazers, vestidos, camisas, acessórios e tudo para uma produção sofisticada que incluía os guarda-roupas femininos e masculinos.
O Declínio do Império do Jeans
Com os anos 90 o mercado nacional se desvalorizou muito, porque houve uma propagação e um maior acesso dos produtos importados e com isso, a Zoomp teve que passar por diversas mudanças e rever seus conceitos e suas lojas, houve uma busca maior por inovação de seus produtos e até a criação de uma marca vinculada a Zoomp, a Zapping especializada no contexto streetwear.
O declínio fora inevitável, já com menos lojas e muitas dívidas a menina dos olhos de Kherlakian, estaria a um passo de ficar sem dono. Apesar do corte nos custos e da diminuição do número de lojas, os protestos judiciais foram aumentando e a loja decretou falência em 2009, embora tenha revertido o pedido logo depois com a venda da marca para o grupo HLDC, Renato embora não podendo controlar, viu sua marca afundar em dívidas e em tentativas desesperadas de manter sua marca no topo.
As Tentativas de se Reerguer
Embora tenha passado pelas mãos da HLDC e depois pela I’M atual Global Capital, a Zoomp se encontra órfã, aquele período de ascensão e de repercussão nacional passou por maus bocados, mas tenta aos poucos retornar ao mundo fashion. Apesar das crises, a Zoomp ainda vagueia os corpos dos jovens de classe média/alta e lança coleções duas vezes por ano, outono-inverno e primavera-verão.
Quem quiser se deleitar com produtos da marca pode contar com algumas lojas virtuais que vendem multimarcas ou pelos shoppings de todo o Brasil. A Zoomp ainda possui um site exclusivo, onde posta coleções e novidades. No site você também pode encontrar as lojas credenciadas ou obter informações sobre franquias.