Rio de Janeiro RJ

links patrocinados

Rio de Janeiro RJ

Rio de Janeiro RJ

Rio de Janeiro é a capital do estado homônimo localizado na região sudeste do Brasil. Contando com cerca de seis milhões e trezentos mil habitantes, a cidade é a segunda mais populosa do país, atrás apenas de São Paulo, e também ocupa a segunda posição entre as cidades mais ricas do Brasil.

Os setores responsáveis por movimentar a economia da antiga capital federal, fundada em março de 1565 pelo colonizador português Gaspar de Lemos, são o de prestação de serviços, arrecadação de impostos, industrial e agronegócio. Há algum tempo, o setor industrial era o maior gerador de riquezas do município, que conta com o segundo maior polo industrial do país, formado por refinarias de petróleo, metalúrgicas, cimenteiras, petroquímicas, entre muitas outras, além das sedes de importantes empresas, como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Organizações Globo, Star One e Companhia Siderúrgica Nacional.

Rio de Janeiro 2013

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais desiguais do país, principalmente por conta das favelas, espalhadas por diversos morros, que contrastam com bairros ricos com enorme qualidade de vida. Além de desigual, o município é bastante violento. Traficantes e policiais contribuem para as altas taxas de homicídio.

O município é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país, sendo responsável por cerca de 20% de toda a produção científica nacional. Entre as universidades de destaque da cidade estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Militar de Engenharia e Fundação Getúlio Vargas.

Cultura

Pontos turisticos do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais fervilhantes no quesito cultural. É na região que acontece o maior carnaval do Brasil, e um dos maiores do mundo, com apresentações de escolas de samba no sambódromo e blocos carnavalescos nas ruas, e também importantes eventos como a Bienal do Livro, Anima Mundi, Festival Internacional de Cinema e Fashion Rio.

A cidade também organiza um dos réveillons mais famosos e prestigiados do mundo, com shows de fogos e musicais na praia de Copacabana e presença de milhões de pessoas, a grande maioria turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Quem gosta de cultura tem ótimas opções de lazer na cidade, como o Theatro Municipal, Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna.

Passeio no RJ

Turismo

O que não faltam no Rio de Janeiro são pontos turísticos, um mais bonito do que o outro. O principal cartão-postal é o Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado. Outras belezas naturais imperdíveis são a praia de Copacabana, a lagoa Rodrigo de Freitas, a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico e o morro do Pão de Açúcar.

Quem visita o Rio de Janeiro também não pode deixar de conhecer a Catedral Metropolitana, a Confeitaria Colombo e os Arcos da Lapa, principalmente à noite, que é quando o local fica lotado de gente em busca do tradicional samba. Se tiver tempo o turista também deve dar uma passada na cidade vizinha Niterói ou conhecer as igualmente maravilhosas paisagens de Angra dos Reis e Búzios, distantes cerca de duas horas da capital.

Cidade do Rio de Janeiro Praias do Rio de Janeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados