Retrospectiva 2012 da Globo – principais fatos do ano

links patrocinados

Retrospectiva 2012 da Globo - principais fatos do ano

Retrospectiva 2012 da Globo – principais fatos do ano

Desde 1967, a Rede Globo leva ao ar sua retrospectiva de fim de ano. Nela são apresentados os principais fatos do ano que está para terminar. O programa já passou por diversos formatos e conceitos, mas mantém sua essência jornalística. Para 2012, a dupla de apresentadores da edição anterior deve ser mantida: os jornalistas Sérgio Chapelin e Glória Maria.

O ano de 2012 foi marcado por uma série de acontecimentos políticos de grande relevância, seja no Brasil ou no mundo. A crise na Europa e as questões ambientais também tomaram uma grande parte dos noticiários.

Principais fatos do ano

No Oriente Médio, o que mais chamou a atenção em 2012 foram os desdobramentos da chamada Primavera Árabe. Inicialmente, o movimento celebrava a democracia, com a queda de diversos governos tiranos. Contudo, com o passar do tempo, a Primavera Árabe foi perdendo seu caráter festivo, e novos protestos voltaram a acontecer. A Síria apresentou a situação mais complicada ao longo do ano.

Barack Obama Retrospectiva 2012 da Globo

Nos Estados Unidos, mereceu destaque internacional a reeleição do presidente Barack Obama, que disputou as eleições com o republicano Mitt Romney. A campanha eleitoral foi marcada por trocas de farpas entre os candidatos, além da grande preocupação com o crescente desemprego nos Estados Unidos.

Crise financeira

A crise na União Europeia foi um dos grandes fatos de 2012, e continua a gerar consequências. Os problemas tiveram origem na crise de 2008, quando os governos europeus tiveram de resgatar instituições financeiras. Com isso, as dívidas públicas cresceram de maneira considerável, enquanto o desemprego atingiu níveis alarmantes.

No Brasil

Um dos fatos de maior destaque na imprensa brasileira em 2012 foi o julgamento do mensalão. Dos 38 réus, 25 foram condenados, entre eles José Genoíno e José Dirceu. O Supremo Tribunal Federal também foi notícia em outros julgamentos, como o sistema de cotas e o Novo Código Florestal do Brasil.

Mundo - Retrospectiva 2012 da Globo

Entre 13 e 22 de junho, o Brasil sediou a Rio +20, conferência internacional das Nações Unidas que teve como pauta o desenvolvimento sustentável. Na conferência foram apresentadas diversas metas que devem ser alcançadas nos próximos anos, como preservação ambiental aliada ao crescimento da economia global.

Ao todo, 188 países participaram da Rio +20. Ao término da conferência, os países assinaram um documento intitulado “O futuro que queremos”, onde foi firmado o compromisso de se desenvolver sistemas econômicos que não agridam os recursos naturais.

Cultura

Em termos culturais, os principais destaques do ano foram o best-seller 50 Tons de Cinza, da escritora E.L. James, e o hit Gangnam Style, do cantor sul-coreano Psy. O vídeo de Gangnam Style se tornou o mais visto em toda história do Youtube, atingindo a marca de mais de mais de 930 milhões de visualizações.

Retrospectiva na Globo

A retrospectiva da Rede Globo já está com seu lugar garantido na grade de programação do final de ano. O programa irá ao ar no dia 28 de dezembro, às 22h25. No programa será possível saber mais detalhes sobre os conflitos, crises e tudo mais que aconteceu no Brasil e no mundo em 2012.

Acontecimentos Retrospectiva 2012 da Globo Principais fatos do ano - Retrospectiva 2012 da Globo

Vídeo Retrospectiva 2012 da Globo – principais fatos do ano

Confira um vídeo com a vinheta da Retrospectiva 2011 da TV Globo

Pesquisar
Artigos Relacionados