Resultado Eleições 2012 em Viamão

links patrocinados

Resultado Eleições 2012 em Viamão

Resultado Eleições 2012 em Viamão

Localizada no Estado do Rio Grande do Sul, Viamão faz parte da mesorregião metropolitana e da microrregião de Porto Alegre, além de ser o sétimo município mais populoso do Rio Grande do Sul, com 260.740 habitantes. No século XVIII, a região onde se localiza a atual Viamão tinha um dos caminhos econômicos mais importantes do país, o Caminho de Viamão, por onde passavam tropeiros de várias cidades como Ponta Grossa no Paraná e outras cidades de vários Estados no sul e sudeste do Brasil. Devido a passagem desses tropeiros com seus rebanhos de gado, o município de Viamão tornou-se uma das principais áreas propícias para o plantio e a pecuária. Com o grande fluxo de alimentos, o comércio de charque e couro entre Laguna, São Paulo e Viamão se intensificou e é presente até hoje.

Por ter uma intensa e rigorosa legislação ambiental, Viamão tem vários parques para os turistas que querem conhecer a beleza do Estado do Rio Grande do Sul. Um dos principais pontos é o Parque Saint-Hilaire, com um grande fluxo de água límpida e animais selvagens, apesar da proximidade com a área urbanizada. Outra atração é a represa ‘Lomba do Sabão’, uma das divisas entre Viamão e Porto Alegre.

Existem muitas teorias sobre o nome do município, no entanto duas são as mais prováveis. A versão mais conhecida se encontra em um dos morros da região e o topo da igreja matriz, aonde é possível ver o rio Guaíba e seus afluentes: Jacuí, Sinos, Caí, Gravataí e Taquari, que unidos formam uma mão aberta. Dessa forma que surge a expressão e o nome da cidade: “Vi a mão”. Outra explicação aponta que a cidade Viamonte, freguesia perto de Évora em Portugal, é a origem da denominação de Viamão.

Por ser um município com um grande número de eleitores, Viamão terá eleições acirradas para prefeitos e vereadores em outubro desse ano. Um dos candidatos a prefeitura da cidade é o ex-deputado federal, Geraldinho Filho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo como sua vice a professora Gislaine Pacheco, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A chapa de Geraldinho tem o apoio de sete partidos: o PPS, DEM, PMN, PSC, PCdoB e PRP. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem como seu representante para a prefeitura o braço direito do atual administrador executivo de Viamão o Chefe de Gabinete de Alex Boscaini, Robinson Duarte.

O advogado e vereador de Viamão, Romer Guex, é o candidato a prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol). O vice-prefeito da chapa de Guex é o suplente de vereador, Carlos Augusto Lopes, o Guto. Na coligação PSDB, PMDB, PP (Partido Progressista e PV (Partido Verde), o representante que irá disputar as eleições para a prefeitura de Viamão em outubro será o empresário Valdir Bonatto, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tendo como vice-prefeito da chapa o ex-presidente da Acivi (Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Viamão), André Pacheco, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O PT tem a maior comissão da Câmara Municipal de Viamão, com seis vereadores, enquanto o PMDB tem a segunda maior com três representantes e o PP com dois vereadores. O PSDB e o PV não têm emissários políticos na Câmara do município.

A propaganda eleitoral em todo o território nacional começa nessa sexta-feira, 6 de julho. Na campanha é proibido o uso de showmícios, outdoors, distribuição de bonés, camisetas, chaveiros, canetas, cestas básicas ou outros bens materiais que tentem manipular o voto de eleitor. A internet também poderá ser usada para a propaganda eleitoral de qualquer político que tenha registrado a candidatura de prefeito ou vereador em municípios brasileiros. As eleições terão início às 8h e término às 17h, no dia 7 de outubro desse ano. Após as 17h, os votos serão contados e o resultado das urnas será divulgado em todas as regiões do país.

Fotos

Confira Fotos do Resultado Eleições 2012 em Viamão:

Eleições 2012 em Viamão Eleições em Viamão Resultado Eleições 2012 Viamão 2012

Pesquisar
Artigos Relacionados