Resultado Eleições 2012 em São Paulo

links patrocinados

Resultado Eleições 2012 em São Paulo

Resultado Eleições 2012 em São Paulo

Habitantes de São Paulo preparam-se para o pleito em outubro

Talvez pelo seu lema ‘Non ducor, duco’, que significa ‘Não sou conduzido, conduzo’, que São Paulo seja umas das maiores cidades do planeta, sendo um centro cultural, econômico, político e midiático muito forte. A capital de São Paulo é a mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, com 11 milhões de habitantes na cidade e 19 milhões na região metropolitana, que abrange municípios como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

Economia paulista, brasileira e mundial

São Paulo é considerado o 14ª município mais globalizado do mundo e classificado como cidade global alfa. Além desses índices, a ‘Terra da Garoa’, como é chamada pelos brasileiros, tem o 10º Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, representando cerca de 12% do PIB tupiniquim. As principais atividades econômicas de São Paulo são a indústria e o comércio, convergindo em um local que é conhecido pela grande circulação de pessoas, número de lojas e manifestações, a famosa ‘Avenida Paulista’. A capital também é um pólo no comércio de produtos piratas ou falsificados, geralmente com seus pontos de vendas localizados na Rua 25 de março, a Santa Ifigênia e locais próximos às estações de metro.

História e Imigração

Fundada em 1554 pelos jesuítas portugueses, a capitania de São Vicente, como era denominada antes de tornar-se São Paulo, abrigou vários imigrantes italianos, portugueses, japoneses, espanhóis e libaneses, que estavam em busca de uma vida mais justa. Cerca dos 10 milhões de habitantes que moram na capital, 60% possuem alguma descendência italiana, chegando a ter mais descendentes italianos que qualquer município na Itália. A comunidade japonesa em São Paulo também é grande, somando uma média de 320 mil pessoas de origem japonesa. O distrito da Liberdade é o lugar onde se concentra a maior parte dos descendentes de japoneses na cidade, atraindo um comércio de comida tipicamente oriental.

Pontos turísticos

São Paulo é sede de várias empresas e bancos como a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), monumentos, parques e museus como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o MASP, a Bienal de Artes de São Paulo, o Jardim Botânico de São Paulo e o Parque do Ibirapuera. Além desses pontos turísticos, a cidade também promove eventos nacionais e internacionais como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Indy 300, o Salão do Automóvel de São Paulo, a Bienal Internacional de São Paulo e o São Paulo Fashion Week.

Política: Eleições para prefeito, vice e vereadores 2012

No dia sete de outubro, os eleitores da maior cidade brasileira terão que escolher seu prefeito, vice-prefeito e os 55 vereadores que farão parte da Câmara, que governarão por quatro anos o centro econômico do Brasil. Como Gilberto Kassab (PSD), atual prefeito de São Paulo, já foi reeleito, ele não pode concorrer ao pleito.

Apesar de mais de cinco mil candidaturas, dos 2011 registros para prefeito, 2015 vice-prefeitos e 75.447 vereadores, terem sido impugnadas, 12 candidatos concorrem à prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad é o escolhido pelo PT na votação para prefeito e Nadia Campeão (PCdoB) será sua vice na coligação ‘Para mudar e renovar São Paulo’, que une o PP, o PSB, o PCdoB e o Partido dos Trabalhadores. Na aliança ‘Avança São Paulo’, que reúne DEM, PV, PP, PSD e PSDB, o candidato a prefeitura é José Serra (PSDB) e seu vice é Alexandre Alves Schneider (PSD). Gabriel Chalita (PMDB) e Marianne Pinotti (PMDB) são os escolhidos da união entre PMDB, PSL, PSC e PTC para os cargos de prefeito e vice, respectivamente.

A Coligação ‘Por uma nova São Paulo’ (PTB, PRB, PTN, PRP e PTdoB) lançou Celso Ubirajara Russomano (PRB) como candidato a prefeito e Luiz Flavio Borges D’Urso (PTB) como vice. O PSOL em união com o PCB indicou Carlos Alberto Giannasi para o pleito da prefeitura e Edmilson Silva Costa como seu vice. Anaí Caproni Pinto e Rafael Dantas são os candidatos aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, pelo PCO. O PSTU escolheu Ana Luiza Figueiredo e Wilson Ribeiro para representar o partido nas eleições para prefeito e vice.

Levy Fidelix para a prefeitura e Luiz Ayres Duarte para a vice-prefeitura são os candidatos pelo PRTB. Já pelo PSDC, o escolhido para concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo é Eymael, tendo Lindeberg Clemente como seu vice. Miguel Manso e Marielza Milani são os candidatos à prefeitura e vice, respectivamente, pelo PPL. Paulinho da Força e Joaquim Grava concorrem aos postos de prefeito e vice pelo PDT e a coligação ‘Um Sinal Verde Para São Paulo’ (PPS e PMN) lançou Soninha como possível prefeita e Lucas Albano como vice.

Fotos

Confira Fotos do Resultado Eleições 2012 em São Paulo:

Resultado Eleições 2012 em São Paulo Resultado Eleições 2012 em São Paulo Resultado Eleições 2012 em São Paulo Resultado Eleições 2012 em São Paulo

Pesquisar
Artigos Relacionados