Resultado Eleições 2012 em Porto Alegre

links patrocinados

Resultado Eleições 2012 em Porto Alegre

Resultado Eleições 2012 em Porto Alegre

População porto-alegrense tem sete candidatos ao Paço Municipal

Porto Alegre é a capital do Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo-sul do Brasil, pertencendo à mesorregião metropolitana e microrregião de Porto Alegre. A geografia do município é bem diferenciada, contendo morros, baixadas e o lago Guaíba.

Pela sua grande quantidade de imigrantes, principalmente da Europa, e qualidade de vida, Porto Alegre tornou-se uma das rotas principais dos estrangeiros que estão à procura de trabalho, estudo e infra-estrutura, que são muito mais altas do que a maioria das capitais brasileiras. As principais características da cidade gaúcha, que chamam a atenção de brasileiros e estrangeiros, são a tradição e o folclore dessa região. O resultado dessa cultura tão vasta surgiu da união de povos africanos, indígenas e europeus, que trouxeram a dança, a música, a culinária e a literatura típica de seus países. Toda essa história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul é contada nas escolas, a partir da literatura e de jogos infantis antigos. O ápice da propagação da cultura gaúcha acontece na Semana da Farroupilha, que relembra a Guerra dos Farrapos e a força do povo porto-alegrense.

Além das tradições e lendas, a capital do Rio Grande do Sul tem grandes estádios de futebol, como o Olímpico Monumental, do Grêmio e o Beira-Rio, do Internacional, dois times rivais do futebol brasileiro. Pela qualidade de seus estádios, Porto Alegre foi escolhida para ser umas das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 2014.

Pela grande população e importância política e econômica de Porto Alegre, todos os anos as eleições para prefeito da cidade são acirradas. Esse ano, no dia sete de outubro, os eleitores da capital do Rio Grande do Sul terão que escolher entre sete candidatos para representá-los durante quatro anos. O atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), tenta a reeleição com a aliança de mais dez partidos: PP, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB, PRTB, DEM e PMDB que terá como representante nas eleições para vice-prefeito, Sebastião Melo. Para o cargo de vereador da cidade, cerca de 250 políticos da coligação tentarão um lugar na Câmara Municipal.

O ex-vereador de Porto Alegre, Jocelim Azambuja, será o representante do Partido Social Liberal (PSL) nas eleições para a prefeitura do município. O vice da chapa será Luis Carlos Machado, fechando a coligação proporcional com o PSDC, que tem três candidatos à vereança (dois homens e uma mulher), enquanto o PSL tem 14, sendo oito homens e seis mulheres. Os candidatos a prefeito e vice da capital gaúcha pelo PSDB são, respectivamente, o advogado e professor Wambert di Lorenzo e Marco Pinheiro (PRP). A aliança ‘Porto Alegre para Todos’ (PSDB-PRP) tem 46 tucanos e seis do PRP registrados para concorrer ao cargo de vereador da capital. Érico Côrrea (PSTU) é o único candidato para a prefeitura sem outro partido aliado. Quem fará chapa majoritária com o PSOL do aspirante a prefeito Roberto Robaina é o PCB com a professora Goretti Grossi, candidata à vice. Para a Câmara Municipal de Vereadores foram fixadas 50 candidaturas dos dois partidos.

Adão Villaverde do Partido dos Trabalhadores (PT) tentará ser o representante dos porto-alegrenses juntamente com seu vice da chapa, o presidente municipal do PR, Coronel Arlindo Bonete. Além da aliança com o Partido da República, o PT também se uniu com o PV, PPL, PTC, PRTB e PTdoB. A candidata do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao Paço Municipal de Porto Alegre, é a deputada federal, Manuela D’Ávila, que tem como vice Nelcir Tessaro (PSD). A coligação une, além do PCdoB e o PSD, também o PSB, PSC e PHS.

Fotos

Confira Fotos do Resultado Eleições 2012 em Porto Alegre:

Eleições 2012 em Porto Alegre Eleições em Porto Alegre Eleições Porto Alegre Porto Alegre 2012

Pesquisar
Artigos Relacionados