Resultado Eleições 2010 em Salvador

Resultado Eleições 2010 em Salvador

Resultado Eleições 2010 em Salvador

Sobre o Resultado em Salvador

Todas as pessoas brasileiras com título de eleitor foram convidadas a exercer o seu papel de cidadão em 2010, durante as eleições. É verdade que o voto no país é obrigatório, mas também é denominado como um dever do cidadão e através dele é que a pessoa passa a exercer a sua cidadania.

Nas últimas eleições cinco cargos foram postos à votação: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Todos eles desenvolvem um papel bastante importante dentro do sistema político e social, mas nem todas as pessoas têm claro qual a função de cada um deles.

Resultado da Eleição para governador de Salvador

O governador é aquele que tem o poder do executivo na esfera de seu estado. Ou seja, ele é o dirigente do estado, centro da administração. Já o senador talvez seja o cargo mais importante depois do presidente, pois a ele cabem muitas atribuições importantes para o país.

O estado da Bahia reelegeu o governador Jacques Wagner, do PT, em 2010. O candidato apoiado por Lula ganhou logo no primeiro turno e em todos os municípios do estado. Wagner estava concorrendo com outros cinco candidatos, mas saiu como favoritos desde o período da pré-campanha. Seus oponentes eram: Paulo Souto (DEM) que teve 16,09%; Geddel Vieira Lima (PMDB), 15,56%; Bassuma (PV) teve 3,95%; Marcos Mendes (PSOL) com 0,49%; Sandro Santa Bárbara (PCB) obteve 0,08%. Já o candidato petista teve 63,83% dos votos válidos.

Na capital do estado, na cidade de Salvador, por exemplo, o candidato do PT obteve 815.314 – um número bastante representativo dentro de uma disputa estadual.
Função dos cargos

O presidente da República possui muitas funções, entre elas: exonerar e nomear os Ministros, conduzir a política econômica do país, decretar e executar intervenção federal, manter relações internacionais e indicar representantes diplomáticos, vetar projetos de lei, aplicar as leis aprovadas, e dirigir a administração pública federal, com o auxílio dos ministérios.

O senador é o responsável por processar e julgar praticamente todos os cargos administrativos, o que aprova a escolha dos ministros, presidentes e diretores do Banco Central, Procuradoria-Geral da República, entre outros. O deputado federal fiscaliza o órgão do poder executivo, elege membros do Conselho da República e elaboram as leis federais, assim como o deputado estadual formula as leis de âmbito estadual.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados