Resultado Eleições 2010 em Nova Iguaçu

Resultado Eleições 2010 em Nova Iguaçu

Resultado Eleições 2010 em Nova Iguaçu

Sobre o Resultado em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro e se situa na Baixada Fluminense. De acordo com o Censo 2010, a cidade possui mais de 795 mil habitantes e mais de 500 mil eleitores até o ano de 2006. A cidade ajudou a eleger Dilma Rousseff, sendo a candidata do PT a mais votada em ambos os turnos.

Raio X das eleições

No primeiro turno das eleições presidenciais 12 candidatos estavam concorrendo ao cargo, mas apenas três ganhavam os holofotes da mídia. Até o momento que mais um candidato entrou para a lista dos vigiados pelos meios de comunicação: Plínio Arruda de Sampaio, do PSol.

Plínio, ao lado de Marina, fizeram o diferencial nesta campanha. Plínio por incomodar e cutucar os grandes veículos que são dão espaços para candidatos de partidos grandes; e Marina por ter um cunho ambiental muito forte, o que está cada vez mais na consciência coletiva da população.

O candidato do PSol teve um percentual de votos quase que insignificante, mas, por outro lado, conseguiu burlar o sistema e passou a ser chamado para os debates do primeiro turno, com os principais candidatos. Já Marina foi mais adiante; conseguiu mais votos do que o esperado, cerca de 20% do total nacional.

Nova Iguaçu

Na cidade de Nova Iguaçu a candidata do Partido Verde conseguiu 18,07% dos votos, ficando em terceiro lugar. José Serra, do PSDB, fez 33,94%, o que lhe rendeu o segundo lugar no município. Dilma Rousseff foi a candidata que mais teve votos em Nova Iguaçu no primeiro turno, com 46,07%.

Esse mesmo quadro aconteceu no âmbito nacional: Dilma em primeiro; Serra em segundo e Marina em terceiro. Como a candidata do PT não teve mais de 50% dos votos válidos, a disputa foi para o segundo turno.

Em Nova Iguaçu mais uma vez a petista se deu melhor. Ela praticamente passou por cima de seu oponente, revertendo 65,37% dos votos para si, enquanto que o tucano conseguiu apenas 34,63%. O mesmo aconteceu no restante do país, e Dilma foi eleita presidente, para a alegria de Lula e, principalmente, do PT.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados