Resultado Eleições 2010 em Barueri

Resultado Eleições 2010 em Barueri

Resultado Eleições 2010 em Barueri

Sobre o Resultado Eleições 2010 em Barueri

As eleições de 2010 vão ficar marcadas na história política do país porque foi o ano em que o povo votou para eleger a primeira mulher a assumir o comando do Brasil, a petista Dilma Rousseff. A ex-militante política que era chefe do Ministério mais importante do país, o da Casa Civil, desafiou a lógica e conseguiu se eleger em sua primeira disputa.

Apesar de ter passados por vários cargos dentro do governo e em órgãos públicos, Dilma Rousseff nunca tinha disputado uma eleição antes. A votação para a presidência foi a primeira que dependia da vontade geral do povo brasileiro, e a petista não decepcionou seu partido, tampouco seu padrinho, o Lula.

Campanha

Dilma baseou toda a sua campanha na figura de Lula. Como ele não podia mais disputar a eleição, pois já estava em seu segundo mandato consecutivo, Lula apadrinhou Dilma e passou moldá-la conforme seu eleitorado. É fato que os eleitores do ex-presidente continuam do lado de seu partido mesmo ele não estando diretamente ligado a este novo governo.

O eleitorado de Lula é fiel, muito porque ele fez bastante pelas classes mais pobres, e consequentemente as mais populosas. Com a aprovação do povo fica fácil chamar voto para o candidato que se apóia. E foi isso que aconteceu com Dilma: respaldada pelo Lula e seu populismo.

Eleições

Desde o início as pesquisas de opinião já indicavam vitória de Dilma Rousseff, tanto em eventuais segundos turnos contra José Serra, do PSDB, ou contra Marina Silva, do PV. Em alguns momentos chegou-se a acreditar numa vitória petista logo no primeiro turno.

Porém, isso não aconteceu. O segundo turno foi disputado entre Dilma e Serra, mas o tucano não teve chances. Serra ganhou em 11 estados, enquanto que a petista liderou a votação em 15, mais o Distrito Federal. Como já se sabia, toda a região nordeste ficou do lado de Dilma, o que dificultou as coisas para José Serra. No entanto, a região sul, grande parte da região centro-oeste e metade da sudeste foram Serra.

Barueri

Apesar de Serra ter ganhado no estado de São Paulo no contexto geral, algumas cidades foram contra a maré e destinaram a maioria dos seus votos à Dilma Rousseff. Foi o caso da cidade de Barueri, interior de São Paulo. A cidade que tem pouco mais de 240 mil habitantes fez com que Dilma conseguisse 43,02% de votos no primeiro turno, seguida de José Serra (34,27%) e Marina Silva (21,57%).

No segundo turno, a vantagem da petista se manteve e ela liderou as votações. Em Barueri 56,5% dos eleitores preferiram Dilma à Serra, que teve 43,5% dos votos válidos.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados