Relaxamento de Jacobson – como fazer

links patrocinados

Relaxamento de Jacobson – como fazer

O que é o relaxamento de Jacobson

O relaxamento de Jacobson é um procedimento relaxante desenvolvido pelo médico norte-americano Jacobson, que escreveu um livro sobre técnicas de relaxamento alternativas. O princípio do relaxamento é utilizar a mente para estimular tantos músculos quanto forem possíveis para fazer com que o corpo atinja uma condição completamente relaxante.
A técnica consiste em tensionar e relaxar um grupo de músculos de cada vez para aproveitar ao máximo o efeito do exercício. O procedimento completo pode e deve durar horas, para que faça o efeito desejado por completo. No final, o resultado é quase como se a pessoa estivesse flutuando, de tão relaxante que é o procedimento.

Como fazer o relaxamento de Jacobson

Relaxamento de Jacobson – como fazer Relaxamento de Jacobson

Para fazer o relaxamento de Jacobson é necessário estar com a mente completamente vazia de sentimentos e pensamentos ruins. É possível fazer o relaxamento sentado ou deitado, mas a posição deve deixar a pessoa completamente a vontade e livre de esforços para que o relaxamento ocorra por completo.

Primeiramente é necessário colocar os pés em forma de garra, com os dedos tocando a sola do pé. Isso deve ser feito com as pernas esticadas. Tensione o máximo que puder, inspirando profundamente ao mesmo tempo. Sinta a tensão percorrer praticamente todo o seu corpo e, depois de cinco segundos, expire lentamente e vá relaxando os músculos na mesma velocidade.

Conheça o Relaxamento de Jacobson – como fazer

A continuidade do relaxamento e a coordenação da respiração.

Este procedimento feito com os dedos dos pés deve ser repetido em todos os outros músculos do corpo, sempre em grupos em áreas parecidas. A intenção é ir subindo no corpo, ou seja, depois dos pés, faça o procedimento nas panturrilhas, nos glúteos e ventre, no peito, nas costas, nas mãos, nos antebraços e braços, nos ombros, no pescoço, na mandíbula, nos lábios, nas pálpebras, na testa e no couro cabeludo.

Esta sequência é a mais ideal, mas cada um pode fazer na sequência que achar melhor. O importante é sempre tensionar os músculos e depois relaxá-los. A importância da respiração é fundamental, pois ela irá ajudar na oxigenação dos músculos e fazer com que o efeito do procedimento seja potencializado. Quando tensionar os músculos, inspire fundo. Quando relaxá-los, expire lentamente.

Conheça o relaxamento de Jacobson – como fazer

Benefícios do relaxamento de Jacobson

Os benefícios, segundo Jacobson, não são apenas físicos, mas mentais, já que a pessoa consegue atingir um estado de espírito completamente relaxado e concentrado. A técnica ajuda as pessoas a realizarem atividades do dia a dia de forma mais correta e menos estressada. Além disso, dores no corpo serão minimizadas e a pessoas terá menos problemas respiratórios.

Relaxamento de Jacobson – como fazer - saiba mais

Polêmicas acerca do relaxamento de Jacobson

Algumas pessoas associam o relaxamento de Jacobson com experiências de separação do corpo. É verdade que a técnica leva a pessoa a um estado de espírito completamente leve, mas Jacobson nega que ela sirva para tal finalidade.
Independente das críticas e das polêmicas, a técnica de relaxamento de Jacobson é importante para deixar as pessoas mais relaxadas e ajuda a evitar dores no corpo. Por isso, fazer a técnica uma vez por semana poderá ajudá-lo a viver melhor.

Pesquisar
Artigos Relacionados