Rede Wifi

links patrocinados

Rede Wifi

Rede Wifi

Rede Wi Fi é o modo de conexão sem fio com a internet que determinados aparelhos eletrônicos são capazes de fazer (celulares, smartphones, tablets, notebooks, vídeo games, entre outros).

A conexão é feita através de um ponto wi fi, que atinge até 20 metros em ambientes interiores, podendo ser maior caso o ponto seja instalado exteriormente. Paredes podem impedir a conexão ou deixá-la com um sinal mais fraco, sendo necessário instalar outros pontos para que o sinal seja efetivo e com uma potência adequada.

Atualmente, o Wi Fi é utilizado em ambientes privados, como residências (facilitando o acesso de qualquer cômodo da casa e sem a necessidade de fios), escritórios e grandes empresas (também deixando a conexão mais ampla e em qualquer área), além de locais públicos, como shoppings, museus, cafés, universidades, teatros, cinemas, entre outros, sendo sinônimo de comodidade para os clientes, que podem passar o tempo de espera conectados ou mesmo acompanhando redes sociais e, possivelmente, divulgando o evento em que se encontra – gerando publicidade para o local.

Histórico

A tecnologia para conexão local de área sem fio (wireless local área network, abreviada para WLAN) é chamada de IEEE 802.11, possibilitando a comunicação entre dois computadores e é a base para a conexão Wi Fi. Existem leis e protocolos para registro dessa tecnologia desde 1985, nos Estados Unidos. Entretanto o sistema mais popular, a marca patenteada Wi Fi, teve sua implementação efetiva através das pesquisas na Holanda e na Austrália, sendo que o país da Oceania hoje é considerado o inventor da tecnologia.

O nome Wi Fi vem da expressão Wireless Fidelity (fidelidade sem fio), que por sua vez foi adaptado do termo High Fidelity ou Hi-Fi, utilizado desde os anos 30 e popularizado a partir dos anos 60, para caracterizar um equipamento que não possui distorção de áudio na hora de ouvir um álbum. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1999 e desde então é citado até mesmo em releases para a imprensa, relatórios da empresa e coletivas e anúncios públicos.

Atualmente, o sistema Wi Fi precisa de uma autenticação da empresa criadora para os produtos que utilizem a tecnologia, bem como para qualquer tipo de instalação em locais (públicos ou até mesmo privados), com o objetivo de analisar a qualidade da conexão, bem como garantir a segurança dos arquivos e evitar transmissão de vírus. Entretanto, a empresa não possui o controle dos produtos que são lançados e usam a tecnologia, nem mesmo das instalações por técnicos ao redor do mundo em residências – por esse motivo, resolveram criar o selo Wi Fi, espalhado por mais de cem países, certificando aos usuários quais locais realmente são seguros e avaliados.

Vantagens e desvantagens

Os lados positivos da conexão Wi Fi incluem: poder ter acesso a internet em locais onde não há possibilidade de ligação com cabos (como locais abertos e perto da natureza ou mesmo prédios históricos que não podem ter sua arquitetura modificada), é um tipo de conexão barata (não depende da compra de cabos, instalação e manutenção frequente como é o caso das conexões comuns), há uma comunicação entre os computadores em uma mesma rede (é possível fazer troca de arquivos de forma rápida).

As principais limitações do Wi Fi são o alcance do sinal e como ele é afetado pela existência de qualquer objeto ao redor, além da incompatibilidade de sistemas de acordo com a região (laptops na Europa podem precisar de adaptadores para conectar no Japão, por exemplo).

Fotos

Rede wi-fiRede wi-fi
Wi-FiWi-Fi
Modem wi-fiModem wi-fi

Pesquisar
Artigos Relacionados