Redação Vestibular

links patrocinados

Redação Vestibular

Redação Vestibular

Muitos adolescentes que ingressam no vestibular, se focam tanto nos gabaritos que se esquecem da parte mais importante da prova que são as redações. As redações são geralmente textos que os próprios alunos precisam desenvolver através de assuntos pré-estabelecidos ou através de algum exercício ou leitura já realizada anteriormente. Nas redações são avaliados critérios de escrita, originalidade, coerência e coesão, além da estética que precisa estar harmônica.

Durante as redações, os alunos precisam ter em mente a proposta se é de ser critica ou neutra, a cronologia se precisa acontecer numa ordem crescente ou descrente de acontecimentos e por fim, a grafia precisa estar de acordo com as normas de escrita, paragrafação e acentuação. Os erros de concordância e a utilização de gírias quando num texto formal atrapalham o desempenho dos alunos.

Como Escrever Bem

Como fazer uma redacao

A escrita é um exercício que se aperfeiçoa através da leitura, do estudo das regras e do falar corretamente. Muitos vícios de linguagem acontecem na escrita, portanto para poder escrever bem é necessário falar bem e dominar esta arte requer muita leitura, mas não qualquer leitura e sim a boa leitura. Por mais que um texto não possua uma cronologia crescente, começando geralmente pelo fim do fato e logo após narrando como o fato se deu, é necessário que se entenda que uma redação precisa ter começo, meio e fim.

O inicio da redação deve acontecer de uma forma breve, mas que prenda a atenção do leitor para as demais linhas. No inicio não deve conter chavões e nem começos muito batidos, por exemplo, desde a antiguidade, nos tempos atuais, eu acho que e por aí vai… Aliás, os achismos numa redação são muito perigosos, textos contados em primeira pessoa só devem acontecer em poesia ou quando se está abrindo aspas para alguém dissertar sobre algum assunto.

Redacao para um vestibular

No desenvolvimento será discorrido o texto, devendo ater-se à introdução esta será destinada a maior parte da redação contendo entre 14 a 18 linhas, numa redação estipulada em 30 linhas.

Por fim a conclusão, nesta parte do texto não deve haver muita explicação, o proposto aqui é concluir, pôr um fim ao que foi dito, mas de uma forma que possa passar a ideia de que o texto foi fechado, muitos alunos pecam ao concluir fazendo com que o leitor acredite haver mais assunto a ser abordado. Na conclusão não há a necessidade de se dizer que está concluindo ou fechando um assunto, porque os parágrafos em si, quando forem lidos já serão interpretados desta forma.

Redação no Vestibular

Nota de redacao no vestibular

No vestibular além de tudo isso que foi dito é necessário prestar atenção ao tempo, numa redação de vestibular o tempo é o pior ou melhor aliado de um vestibulando, uma vez que nem sempre a redação poderá ser passada a limpo ou revisada detalhadamente. Portanto ao se deparar com o assunto é importante criar um título já de cara. Muitos alunos acabam desenvolvendo o texto e deixando o título para o final e isso muitas vezes gera esquecimento.

Uma vez escrito o texto, lembrar da proposta da redação, se ela é para fins críticos ou informativos, depois ao discorrer o texto atentar para os vícios de linguagem e erros de português, gírias e chavões devem ser abolidos. Por fim concluir de uma maneira que possa gerar contentamento no leitor, criando uma atmosfera de dever cumprido e não frustração, muitos alunos desenvolvem lindamente seus textos, porém não sabem como concluir ou concluem dando a sensação de reticências.

Temas para redacao Redacoes no vestibular

Pesquisar
Artigos Relacionados