Red Bull Air Race 2010

links patrocinados

Red Bull Air Race 2010

Red Bull Air Race 2010

Todo mundo está acostumado com as corridas em alta velocidade de carros, motos e até caminhões. Mas a Red Bull decidiu inovar e lançou, em 2003, uma competição que faz jus ao slogan do energético, que alega dar asas a quem o ingere.

Chamada de Red Bull Air Race World Series, a competição reúne os pilotos mais habilidosos do mundo, que correm nos céus com pequenos aviões e precisam, além de completar a prova no menor tempo possível, também enfrentar obstáculos desafiadores.

Muitas vezes as disputas acontecem em aeródromos, mas para garantir mais adrenalina para o público e para os próprios competidores, em alguns casos os voos são feitos sobre o mar ou acima de monumentos históricos e paisagens naturais famosas.

Red Bull Air Race

Ao todo quatorze pilotos participam das provas, que são intercaladas com shows de acrobacias aéreas. É declarado vencedor aquele que consegue terminar duas voltas de um mesmo circuito no menor tempo.

Cada vitória equivale seis pontos, sendo que a competição é formada por diversas etapas. O campeão mundial é o piloto que somar o maior número de pontos ao fim da temporada de provas.

Regras e penalidades

Como a competição é extremamente desafiadora e excitante, as regras são bastante simples. Basicamente, os pilotos precisam passar por pilões, conhecidos popularmente como air Gates, da forma correta ao final das manobras exigidas. Cada tipo de pilão possui regras específicas e o piloto perde pontos quando atravessa estes espaços de forma incorreta.

Competicao Red Bull Air Race

O piloto pode ser desclassificado da competição se voar de forma perigosa, colocando a vida dos espectadores em risco, cruzar a linha da multidão, se aproximar de forma perigosa do público, voar numa altura muito baixa, não cumprir ou desviar do curso estabelecido ou ainda se deixar de executar alguma manobra obrigatória.

Pilotos campeões e países-sede

Ao todo a competição Red Bull Air Race World Series contou, até o momento, com oito edições, realizadas entre 2003 e 2010.

Os pilotos americanos Kirby Chambliss, Mike Mangold e o inglês Paul Bonhomme são os recordistas da competição, tendo vencido, cada um deles, duas vezes. Também já foram declarados campeões mundiais da competição os pilotos Peter Besenyei, de origem italiana, e Hannes Arch, austríaco.

Premio da Red Bull Air Race

Já sediaram as provas da Red Bull Air Race a Austrália, Áustria, Brasil, Alemanha, Hungria, Irlanda, México, Holanda, Portugal, Rússia, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos.

Red Bull Air Races 2010: saiba mais

A oitava e última edição do Red Bull Air Races, realizada em 2010, teve etapas no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, nos dias oito e nove de maio.

O local escolhido para sediar as provas da terceira etapa da competição foi o Aterro do Flamengo. No primeiro dia, além da abertura das áreas de hospitalidade também aconteceram as etapas classificatórias, os side acts e diferentes tipos de pit lane walks. No segundo dia aconteceram as corridas propriamente ditas, além de shows de acrobacia, coletiva de imprensa e entrega da premiação.

Competidores Red Bull Air Race Penalidades Red Bull Air Race

Pesquisar