Reciclagem de garrafa PET

links patrocinados

Reciclagem de garrafa PET

Reciclagem de garrafa PET

Importância de reciclar

A reutilização de materiais recicláveis é muito necessária atualmente, principalmente no sentido de não contaminar o meio ambiente. Alguns exemplos disso são: diminuir os gases poluentes na atmosfera, evitar contaminação de fontes de naturais de água, evitar o uso de matéria prima para a produção de novos produtos de consumo, entre outros. Mas para além disso, a reciclagem também contribui para o seu bolso, já que você pode investir o valor da compra de um produto que você não precisa em outro. Outra dica é a economia nas contas de água (com o reuso) ou de energia (caso possua aquecedor solar feito de materiais recicláveis.).

Dados referentes ao ano de 2008 apontam que são produzidas no Brasil quase quinhentos milhões de toneladas de garrafas PET. Entretanto, a reciclagem delas chega a menos de cinqüenta por cento. Ou seja, é muito preocupante pensar que toneladas de plástico estão espalhadas pelo Brasil, poluindo o ambiente ou tomando espaço e contaminando aterros sanitários, sendo que todo esse material poderia ser reciclado e transformado em novos bens para a sociedade.

Como reciclar garrafas PET

As formas mais populares de reciclagem da garrafa PET envolvem o artesanato e tipos de adaptação fáceis de conseguir com materiais domésticos. Alguns exemplos são: transformar uma garrafa em porta copos, ou recipiente de qualquer tipo (como vasos, estojos de materiais, porta revistas, suporte para velas).

Entretanto, atualmente já existem empresas de comércio ou indústrias exclusivamente dedicadas ao reuso das garrafas PET e de outros materiais recicláveis. Não é raro vermos bolsas, poltronas, cadeiras, fruteiras, porta retratos, bancos, puffs, camisetas, tapetes, entre vários outros tipos de produtos.

Ou seja, existem opções para todos os gostos e criatividade nos mais diferentes estilos. Em muitos casos, os produtos também são mais baratos do que os feitos com “materiais tradicionais”, justamente pelo fato das PET serem baratas, já que são consideradas lixo sem função por muitas pessoas.

Outros usos para as garrafas PET

Formas mais industriais e elaboradas de reciclagem das garrafas PET envolvem a técnica de derretimento, para que então elas sejam moldadas em novos produtos plásticos – em muitos casos, com a mesma qualidade de fabricação dos que utilizam matéria prima natural (ou plástico “virgem”).

Por mais que apenas metade da produção de toneladas de PET seja reciclada no Brasil, o país conseguiu entrar no ranking da reciclagem do produto, estando em uma das primeiras posições, à frente inclusive de países de primeiro mundo. Atualmente, o negócio da reciclagem emprega mais de um milhão de pessoas (catadores, funcionários de cooperativa, etc.) e isso afeta diretamente a economia do país, sendo um bom suporte para essas pessoas que encontram no lixo a única alternativa de renda familiar.

Como a degradação nos aterros é difícil (levando milhares de anos para se decompor), o ideal é que se divulgue cada vez mais os usos alternativos da garrafa PET, inclusive evitando o gasto de combustíveis como o petróleo para a sua produção. O efeito inverso, entretanto, é muito mais favorável: as substâncias das PET podem ser reutilizadas na química para a formulação de combustíveis.

Fotos

Confira Fotos da Reciclagem de garrafa PET:

Reciclagem de garrafa PETReciclagem de garrafa PET
Artesanato com garrafas PETArtesanato com garrafas PET
Produtos feitos com garrafas PETProdutos feitos com garrafas PET

Pesquisar
Artigos Relacionados