Receitanet 2013

links patrocinados

Receitanet 2013

Receitanet 2013

Todos os anos, milhões de brasileiros têm de lidar com a declaração do imposto de renda. Antigamente, para os leigos no assunto, o caminho mais fácil era a contratação de um contador, o que podia acabar sendo muito dispendioso. Há alguns anos, felizmente, a Receita Federal passou a disponibilizar softwares que tornam muito mais ágil e fácil a declaração de impostos.

Como funciona

O Receitanet precisa ser utilizado em conjunto com outro software da Receita Federal, o IRPF. Este programa é construído com a plataforma Java e, nele, o contribuinte faz a declaração que será posteriormente salva em um arquivo específico. Após a conclusão do processo, o usuário deve utilizar o Receitanet para enviar sua declaração à Receita Federal.

Os dois softwares são, geralmente, disponibilizados pela Receita Federal no mês de fevereiro. Nos últimos anos, graças à facilidade do sistema, o número de entregas de declaração pela Internet superou a quantidade de recebimentos por meios tradicionais. Os softwares são gratuitos e estarão disponíveis na página inicial da Receita Federal assim que forem lançados.

Receitanet 2013 - como acessar

Ambos os programas são desenvolvidos para serem leves e de fácil instalação. Basta informar qual sistema operacional você utiliza e, em sequência, o software será instalado sem maiores complicações. O Receitanet 2013 estará disponível para os sistemas operacionais Mac OS, Linux e Windows.

Requisitos

O Receitanet funciona normalmente na grande maioria dos computadores atuais. Para que o software rode sem problemas, são necessários 256 MB de memória RAM e 10 MB de espaço livre em disco. Se você for usuário do Windows, deve possuir qualquer versão a partir do XP. Em alguns casos, será necessário instalar o Virtual Java Sun, mas normalmente o software já está presente no computador.

2013 - Receitanet

Segurança

Por se tratar de um sistema relativamente novo, o Receitanet ainda gera algumas dúvidas quando o assunto é a segurança do processo. Quanto a isso, a Receita Federal assegura que a entrega da declaração de imposto de renda através da Internet é 100% segura. Um dos problemas muito relatados pelos usuários é a queda de Internet durante o envio da declaração. Para resolver esta situação, a Receita Federal disponibiliza um recibo de entrega da declaração, que você só receberá quando o processo estiver concluído.

Após receber este documento, você pode imprimi-lo na opção própria, disponível no Receitanet 2013. Este recibo comprova que você efetuou a declaração de imposto de renda. Caso você tenha percebido que algum dado foi informado corretamente, o Receitanet permite, com a opção de retificação, que você corrija as informações para evitar qualquer problema futuro.

Para ter acesso ao software e conhecer mais sobre esta facilidade para declarar seus impostos, acesse o site da Receita Federal e, no menu Receitanet, confira os detalhes do programa e todas as dúvidas de outros usuários que já foram solucionadas na própria página. Não se esqueça, também de ficar atento aos prazos para a entrega da declaração via Internet. As datas são divulgadas pela Receita Federal com bastante antecedência. Devido ao alto volume de envios no prazo final de entrega, o ideal é que a declaração seja enviada com antecedência.

Receitanet 2013 - download Receitanet 2013 - como usar

Receitanet 2013

Confira um vídeo sobre o programa Receitanet

Pesquisar