Quaresma

links patrocinados

Quaresma

Quaresma

A quaresma é o período que precede uma das festas fundamentais do cristianismo: a Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. Com duração de 40 dias, a quaresma representa os dias que Jesus passou por sofrimentos e provações vagando pelo deserto. As principais características da quaresma no cristianismo são o jejum e a abstinência, que até os dias de hoje são respeitados por muitos religiosos antes do domingo de Páscoa.

Apesar de oficialmente datar do século XV, alguns ritos da quaresma eram praticados por outros povos antes mesmo do cristianismo. Para o povo hebreu, o período equivalente à quaresma cristã representa a fuga dos escravos liderada por Moisés pelos desertos do Egito. Na Bíblia Sagrada, o Egito traz o mesmo significado que o deserto para Jesus: a tentação, o desvio da salvação, da terra prometida.

A duração da Quaresma

O ciclo da quaresma tem início com a quarta-feira de cinzas, que geralmente acontece entre os meses de fevereiro e março. A quarta-feira de cinzas simboliza o arrependimento e a fragilidade da existência humana. Nos ritos tradicionais da Igreja Católica, os fiéis são marcados com cinzas formando cruzes em suas testas. O símbolo marca o início da quarentena espiritual que dura a quaresma, com seu término 40 dias depois, no domingo de ramos. O primeiro dia da quaresma acontece na sequência do carnaval e, com o período de abstinência da carne, representa o oposto deste.

A natureza da Quaresma

Significado da Quaresma

Assim como a própria Páscoa, a quaresma está intrinsicamente ligada os ciclos da natureza. Nas tradições do hemisfério norte, a quaresma cristã equivale aos dias que antecedem a vinda da primavera. As celebrações típicas comemoram o fim de um período de escassez, isto é, o inverno, e a chegada da nova estação da natureza conhecida por sua abundância.

O número de dias que envolvem a quaresma também possui um significado especial na tradição cristã. O número 40 é recorrente nas escrituras sagradas: a ascensão do reinado de Davi teve a duração de 40 anos, o dilúvio foi marcado por 40 dias de tempestade, a caminhada do povo hebreu pelo deserto do Egito até a terra prometida durou 40 anos.

O jejum como símbolo da devoção

Penitencia na Quaresma

Não só a memória dos sofrimentos de Jesus Cristo faz parte dos rituais cristãos da quaresma. A abstinência da carne tem um simbolismo sagrado sobre a condição humana na terra. No cristianismo, a libertação da alma resulta da superação do espírito sobre o corpo, da vitória da serenidade espiritual sobre nossos instintos mais primitivos.

O retiro espiritual da quaresma rememora a fragilidade de nossa existência, levando os cristãos a se prepararem para a salvação com o jejum, as orações, o arrependimento, a abstinência da carne, a penitência.

Quaresma Cristianismo

Elementos litúrgicos

Nas missas da quaresma é usada a cor roxa nas vestes litúrgicas. O roxo simboliza a tristeza e a morte de Jesus Cristo. Durante a quaresma, são descartadas as flores durante as missas. No início do período quaresmal, as leituras litúrgicas trazem as Epístolas dos Hebreus.

No decorrer da quaresma, diversos textos bíblicos que enfatizam a penitência são lidos nas missas.

Ciclo da Quaresma Termino da Quaresma

Pesquisar
Artigos Relacionados