QSA – Quadro de Sócios Administradores

links patrocinados

QSA – Quadro de Sócios Administradores

A QSA é a sigla para Quadro de Sócios Administradores de determinada empresa. O quadro da QSA pode ser consultado através do site da receita da fazenda, na área “Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet”, uma vez lá basta entrar o CNPJ da empresa e as letras verificadoras para que a consulta seja realizada.

Utilização

O Quadro de Sócios Administradores de uma empresa é exigido e necessário na hora de abrir a empresa. Os papeis sao preenchidos e para que o CNPJ seja validado um dos itens cobrados pela receita federal é o quadro de sócios administradores que comporão a empresa.

Por exemplo, quando você precisa fazer uma solicitação de cadastro e os dados informados pela WEB são divergentes dos outros dados cadastrais fornecidos você deve solucionar estas divergências diretamente com o órgão responsável que declarou esta pendencia, em caso de divergências cadastrais entre a ficha cadastral de Pessoa Fisica e o Quadro de Sócios Administradores. Depois de solucionado a divergência entre Ficha Cadastral de Pessoa Fisica e Quadro de Socios Administradores basta preencher a Coleta WEB de cadastro sincronizado.

Fundaçao de empresa

O Quadro de Socios Administradores é exigido no momento da fundação da empresa, ao preencher a ficha cadastral junto a receita federal, existe espaço de preenchimento da QSA na ficha.

O Quadro de Socios Administradores da empresa pode ser modificado depois durante o decorrer processual. Mas deve ser preenchido no ato de inscrição da empresa junto a fazenda, para que o CNPJ possua regularização de funcionamento.

O QSA pode ser alterado em conjunto com os dados cadastrais em situações especiais e de dados cadastrais específicos de casa estado onde a empresa esta sediada.

Para abertura de um estabelecimento conhecido como filial, não é necessário que o Quadro de Socios Administradores seja novamente coletado, pois os dados deste QSA ja estado cadastrados na receita federal quando da abertura da empresa Matriz.

Ou seja o Quadro DE Socios Administradores é essencial para abertura de uma empresa em qualquer parte do país, a alteração deste quadro pode ser realizada levando em consideração alguns casos especiais em situações e regimentos estatais, e para abrir uma filial da empresa o QSA nao precisa ser novamente coletado pela Receita Federal.

DNRC Requerimento de Empresário

DNRC Requerimento de Empresário

Muitas pessoas no Brasil optar por abrir o seu próprio negócio. Às vezes essas pessoas já desenvolvem suas atividades de produção dentro de casa, mas depois de um certo período prefere regularizar o trabalho na condição de empresa, tornando-se, assim, uma pessoa jurídica.

Assim, para ser considerado um empresário perante a lei brasileira, a pessoa precisa dar início ao processo de abertura da firma ou registro da loja. Para isso é necessário enviar diversos documentos para Departamento Nacional de Registro no Comércio (DNRC). Um desses documentos é o Requerimento de Empresário.

Requerimento de empresário

O requerimento de empresário está disponível no site do DNRC. O documento pede diversas informações sobre o dono da empresa, da firma, bem como a descrição dos produtos que vão ser comercializados. A primeira parte do documento exige informações pessoais do empresário.

Os dados pessoais são os seguintes: nome completo, nacionalidade, estado civil, sexo, regime de bens, filho de (citar o nome do pai e da mãe por extenso), nascido em, documento de identidade (deve ser informado todos as informações contidas no RG, como órgão expedidor e sigla do estado), CPF, emancipado por (caso o empresário seja emancipado) e endereço.

Outros dados que o requerimento pede são o nome empresarial (firma), se é micro empresa ou empresa de pequeno porte, endereço da empresa, email, valor do capital, código da atividade econômica, data do início das atividades.

É necessário preencher com letra legível todos os campos indicado. Aqueles que não forem preenchidos (que estiverem marcados para não serem preenchidos) devem ser marcados com “xxx” em todo o seu espaço. Depois de preenchido, o requerimento deve ser encaminhado para o DNRC junto com os demais documentos exigidos.

DNRC

O DNRC tem como função orientar, supervisionar e ditar as normas para o comércio mercantil do Brasil. Ele também formula a tabela de preços dos serviços que estão estabelecidos no Registro Público de Empresas Mercantis. A sede do DNRC fica em Brasília, no Distrito Federal. Para obter mais informações sobre o órgão e suas atividades basta acessar a página do Departamento na internet ou entrar em contato através da central de atendimento, pelos telefones (61) 2109 8873 e (61) 2109 8896.

Pesquisar
Artigos Relacionados