QCO Aeronáutica

links patrocinados

QCO Aeronáutica

QCO Aeronáutica

As pessoas que pretendem seguir carreira na Aeronáutica do Brasil podem encontrar a possibilidade a partir do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, o QCOA.

O QCOA é para os profissionais que possuem o nível superior completo, sendo que para ingressar no Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica é necessário realizar o concurso público, que é nacional e que tem a função de selecionar profissionais para o estágio de adaptação de oficiais temporários. A intenção de suprir de forma temporária as necessidades dos oficiais para preencher os cargos de técnico.

Caso o profissional do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica tenha o interesse de continuar na Aeronáutica mesmo após a conclusão do período obrigatório de dois anos, ele pode ter o seu tempo de convocação prorrogado a cada ano, entretanto, este tempo fica a critério da COMAER. Esta prorrogação do tempo de serviço dura o período máximo de oito anos. Então, quando este tempo termina, o profissional é licenciado. O órgão responsável pelo concurso do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica é o Departamento de Ensino da Aeronáutica, o DEPENS.

Tropa QCO Aeronáutica

Sobre a Aeronáutica

A Aeronáutica tem com o seu braço-armado a Força Aérea Brasileira, a FAB. Ela é uma das três componentes das forças armadas do Brasil e também é considerada a maior força aérea de toda a América Latina, tanto em número de aviões, como em contingente e poder de fogo.

Sobre as vagas para o concurso do QCO Aeronáutica

No ano de 2010 os profissionais que desejam serem integrantes da Força Aérea Brasileira podem fazer parte da FAB através do concurso público. Até o dia 30 de setembro de 2010 haverá o período para inscrição. A remuneração para os profissionais, que devem ter o ensino superior completo, é de aproximadamente 5 mil reais. Entretanto, o período máximo que um profissional pode integrar o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica é de 8 anos.

Helicóptero QCO Aeronáutica

O edital, que está disponível na internet, aponta as vagas que estão disponíveis nas seguintes áreas: Administração, Arquitetura, Análise de Sistemas, Arquivologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Fonoaudiologia, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Serviços Jurídicos, Jornalismo, Educação Física, Estatística, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Publicidade e Propaganda, além de outros cursos.

Sobre as provas do concurso do QCO Aeronáutica

O processo seletivo do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, o QCO, conta com exames de escolaridade, sendo a interpretação de texto e a gramática, além dos conhecimentos específicos de acordo com cada especialidade, exame de aptidão psicológica, inspeção de saúde e também o teste de avaliação do condicionamento físico. Nas provas para as vagas de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Magistério, Serviços Jurídicos e Pedagogia há a prova de redação.

A primeira etapa do concurso, que é a prova escrita devem acontecer em 16 cidades brasileiras. O concurso do QCO da Aeronáutica é destinado aos sexos masculino e feminino, sendo que o candidato deve ter menos de 43 anos de idade. Além deste, outros pré-requisitos são exigidos conforme o edital. A taxa de inscrição é de R$100, entretanto, os candidatos que conseguirem provar baixa renda, podem solicitar a isenção desta taxa.

Aeronáutica QCO Formatura QCO Aeronáutica

Vídeo QCO Aeronáutica

Confira um vídeo de uma reportagem sobre a Aeronáutica brasileira

Pesquisar
Artigos Relacionados