PSS

links patrocinados

pss

PSS

O PSS é um Processo Seletivo Seriado, é método utilizado em algumas universidades do Brasil no qual o estudantes realiza uma prova ainda durante o segundo grau, a cada ano o aluno realiza uma prova do PSS e ao fim do terceiro ano realiza a ultima já pensando no curso que pretende. A somatória das três avaliações dará uma media que pode ser o passaporte de entrada do estudante na Universidade sem necessidade de prestar Vestibular ou mesmo precisar da nota do Enem.

Como funciona o PSS

O Processo Seletivo Seriado é um exame que utiliza todo o conteúdo ministrado durante o ensino médio, As provas são aplicadas de acordo com o nível do estudante, aquele aluno do primeiro ano ira fazer uma prova de acordo com o conteúdo ministrado no primeiro ano do ensino médio.

O estudante que faz a segunda etapa do PSS ira precisar do conteúdo do primeiro e do segundo ano do ensino médio e, por sua vez, o estudante do terceiro ano irá realizar uma prova com conteúdo de todo o ensino médio, porém diferente da prova do vestibular, já que o aluno passou por duas etapas.

O aluno que participa do PSS pode também prestar o processo Vestibular par ao mesmo curso ao qual prestou o PSS ou para um outro curso, podendo depois optar por um dos dois.

Algumas instituições como a Universidade Estadual de Ponta Grossa reservam até 25% das vagas dos cursos para o PSS, sendo assim o aluno que passa pelo PSS tem garantido ¼ das vagas entre todas as oferecidas, caso ele faça o processos vestibular a chance aumenta ainda mais.

Todos os cursos da instituição que opta por reservar vagas para o PSS tem a mesma porcentagem e vagas garantidas para os estudantes. Para que o estudante possa participar do PSS é necessário que o faça desde o primeiro ano do ensino médio, não podendo fazer quando já esta no segundo ano.

Como se inscrever no PSS

Para participar do PSS o estudante pode se informar diretamente na escola em que estuda. Todas as instruções deverão ser passadas pela coordenação da escola. Mais informações sobre inscrição direto na área do PSS da universidade pretendida.

Vestibular EEP

Vestibular EEP

Sobre o Vestibular EEP

O Ensino superior é o primeiro passo para quem quer ter uma carreira bem sucedida e uma vida financeira confortável no futuro. Para isso, é necessário estudar um pouco para passar no vestibular. A Escola de Engenharia de Piracicaba oferece diversos cursos para quem pode cursar uma universidade particular.

Vestibular

O vestibular da EEP acontece sempre no final do segundo semestre do ano. Sendo que as inscrições costumam abrir em setembro e se estender até dias antes das datas do vestibular, que em 2010, por exemplo, foi na primeira semana de dezembro.

A prova é feita de apenas uma fase, ou seja, apenas um exame que acontece no período da noite e os candidatos tem quatro horas para resolver as questões. A prova é composta de questões de múltipla escolha e de uma redação. A taxa de inscrição é de cerca de R$ 35,00.

As disciplinas do vestibular da EEP são: Português – Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação; Ciências – Química, Matemática, Física e Biologia; Estudos Sociais – História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil; Língua Estrangeira Moderna – Inglês.

As inscrições podem ser feitas na Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP / Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba que se localiza na Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Fones: (19) 3412-1100 e 3412-1111 ou pela internet, através do site da EEP.

Para o dia do vestibular

No dia da prova, o candidato deve comparece na EEP munido de documentos e do comprovante de inscrição. Recomenda-se que o inscrito chegue com uma hora de antecedência no local da prova para verificar na listagem em qual sala irá realizar o vestibular. As salas fecham 15 minutos antes do início do exame.

O candidato pode utilizar para fazer a prova um lápis preto, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. Aquele que tirar nota zero em algumas das disciplinas do vestibular ou nota inferior a 2 (dois) na redação estará automaticamente eliminado.

Cursos da EEP

Os cursos ofertados pela EEP são: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Ambiental, Ciência da Computação, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Administração.

Pesquisar
Artigos Relacionados