Prova ENADE

links patrocinados

Prova ENADE

Prova Enade

O que é o Enade ?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova realizada todos os anos pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estudantis, avaliando os conhecimentos dos estudantes de graduação e técnicos de ensino superior no país. Alguns comparam a prova Enade ao Enem, que avalia o desempenho dos estudantes de nível médio.

A prova Enade é realizada desde 2004 e vem alcançando seus objetivos desde então. Quando a prova Enade acontece, não são todos os cursos que devem ser avaliados. Uma comissão escolhe os cursos a serem analisados e também os alunos que devem fazer a prova.

Por isso, se você não foi convocado para realizar a prova Enade ainda, fique tranquilo, isso não lhe trará nenhum prejuízo. A probabilidade de que você seja convocado ainda existe, portanto não deixe de estar atento aos e-mails da coordenação de seu curso.

Importância da prova Enade

O que e Enade

O Ministério da Educação considera de suma importância a realização da prova Enade todos os anos para que se tenha uma base de como estão sendo ministradas as aulas nas universidades, faculdades e instituições de ensino e, também o que pode ser melhorado. Por meio do Enade, o INEP pode encontrar e estudar os pontos fracos, os cursos que precisam de investimentos, as áreas mais carentes as deficiências do ensino superior no Brasil.

Para os estudantes, realizar a prova Enade serve também para uma autoanálise, onde o indivíduo pode medir seus conhecimentos e, também saber os pontos e os conteúdos nos quais precisa melhorar. Desta forma pode se preparar melhor para as próximas aulas e provas.

O que acontece se não realizo a prova Enade?

Para que serve o Enade

Não são todos os estudantes que devem realizar o Enade. Porém, caso seja convocado para tal, é extremamente importante a participação no exame. Como o próprio site do INEP diz, o Enade é parte essencial do currículo acadêmico e, caso haja pendencias do estudante para com o Enade, o mesmo não poderá retirar seu diploma.

Portanto, se você foi convocado para a próxima edição da prova Enade deve estar atento às próximas informações que serão passadas por meio do portal do INEP. Se você já foi convocado e não realizou a prova, precisa regularizar sua situação urgentemente. Afinal, a prova Enade não tem cunho eliminatório e não passa de dois dias. Você não vai perder sua faculdade por conta de algo tão simples e fácil.

Avaliando as instituições de ensino

Resultado da Prova Enade

Um dos principais objetivos do MEC e do INEP visa a classificação dos cursos de graduação por meio do IGC, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. O índice varia de 1 a 500 em faixas de 1 a 5. Este índice mostra como está a qualidade do ensino nestas instituições baseado na prova Enade.

Portanto, se você for realizar o Enade este ano, dê o seu máximo e almeje uma boa nota: você ajuda sua universidade, seu curso e, de quebra melhora seu currículo!

Como fazer a Prova Enade Importancia da Prova Enade

Pesquisar
Artigos Relacionados