Prova Brasil 2013: calendário e novidades

links patrocinados

Prova Brasil 2013: calendário e novidades

Já conhece a Prova Brasil? A cada dois anos, a Prova Brasil é realizada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que visa com as provas avaliar a qualidade do ensino público brasileiro, por meio de provas de português e matemática para as crianças de quarta a oitava série do ensino fundamental público. A prova Brasil também acontece com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, antes da saída desses para o trabalho ou para a faculdade.

A próxima prova Brasil acontecerá em 2013, e algumas mudanças foram implantadas no método de avaliação. Agora, além das questões na área de língua portuguesa, que dão maior destaque à capacidade de interpretação de questões com bastante leitura, e as perguntas de matemáticas que visam principalmente à resolução de problemas, a Prova Brasil 2013 também contará com uma segunda parte de prova para a inclusão das ciências.

Além disso, na Prova Brasil 2013 os alunos deverão responder a questionários socioeconômicos.

Novidades aplicadas

Prova Brasil 2013: calendário e novidades Prova Brasil 2013

Na sua próxima aplicação, ou seja, no ano de 2013, a Prova Brasil contará com a avaliação da matéria de ciências, e por conta disso, a prova será realizada em dois dias, ao invés de um só como era anteriormente.

Sendo assim, questões de português e matemática ficarão para o primeiro dia da Prova Brasil 2013, enquanto as de ciências, para o segundo.

Mas, as crianças da quarta série – ou quinto ano – não receberão essas provas, sendo assim, sua realização ficará unicamente por conta dos alunos da oitava série e terceiro ano do ensino médio, que deverá ainda ter somente duas horas de duração.

Prova Brasil 2013: calendário

Prova Brasil 2013: calendário e novidades – saiba mais

As ciências ainda não serão consideradas para fazer a média de desenvolvimento do ensino básico no ano de 2013, sendo apenas diretrizes para ajustar essa matéria no ano de 2015 na média nacional.

Outra novidade, que ainda não foi confirmada, é que agora a avaliação da Prova Brasil 2013 também deverá acontecer em escolas da rede particular de ensino, com o intuito de avaliar os métodos e preparação dos alunos do ensino fundamental desse diferenciado viés.

Prova Brasil 2013: novidades

Calendário Prova Brasil 2013

Geralmente a prova é aplicada no início do ano, mais por conta da mudança a Prova Brasil 2013 será aplicada somente no mês de novembro, sendo o período para realização desta do dia 11 a 21 de novembro, em todas as escolas da rede pública de ensino tanto no Distrito Federal quanto nas outras regiões do Brasil.

Todas as mudanças já foram alteradas no calendário, e já na Prova Brasil 2013 os alunos terão dois dias de prova, com duração de duas horas para cada um destes.

Confira Prova Brasil 2013: calendário e novidades

Ideb

Após avaliação das notas tiradas pelos alunos que é realizada a média de desempenho destas, além do cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é responsável por comparar os diferentes resultados ao longo do tempo de avaliação.

Os resultados da Prova Brasil 2013, quando prontos, ficarão disponíveis para acesso de toda a sociedade, visando melhorar a educação básica de ensino de todas as regiões do país.

Pesquisar
Artigos Relacionados