Projovem Salvador

links patrocinados

Projovem Salvador

Projovem Salvador

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens procura inserir jovens que estejam em situações socioeconômicas menos favorecidas no mercado de trabalho, esta iniciativa se deu no ano de 2005 e ganhou aprimoramentos e atualizações três ano mais tarde, onde foi inclusive, dividido em circunstâncias com o objetivo de atingir diferentes perfis de jovens.

Em cada cidade onde há a atuação do projeto, as prefeituras, universidades, faculdades, escolas e empresas, tanto privadas quando públicas, se agregam ao projeto e contribuem cada uma de uma forma distinta, para que o Projovem seja bem engajado e ocasione um resultado positivo.

As modalidades do Projovem

Após a reestruturação ocorrida no ano de 2008, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens foi organizado em quatro subprojetos, onde instituições governamentais distintas administram cada uma dessas, são as secções:

Programa Projovem Salvador

– Rural: nesta modalidade o objetivo é proporcionar estudo aos jovens que trabalham e/ou moram nas áreas rurais brasileiras que não concluíram o Ensino Fundamental. O aprendizado se dá pela Educação de Jovens e Adultos existente em todas as áreas brasileiras e tem a duração de dois anos.

As aulas são ministradas com a qualidade exigida pelo Ministério da Educação e da Cultura e são intercaladas entre o ensino regular, ondo o aluno aprenderá as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Artes, Geografia, e princípios de Física, Química, Sociologia e Filosofia e matérias de caráter técnico onde o aluno terá aula com agricultores mais experientes, sendo assim, no final do projeto, os alunos que tiveram, ao menos, 75% de presença em sala de aula receberão dois certificados, o de conclusão do Ensino Fundamental e o de Técnico Inicial em Produção Rual Familiar.

Para ajudar na renda familiar, o projeto auxilia os alunos matriculados com 50 reais por mês.

– Trabalhador: esta subdivisão é destinada a jovens que tenham de 18 a 29 anos, estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e contenham uma renda familiar per capta menos do que 1 salário mínimo. Estes jovens terão acesso gratuito a cursos de profissionalização visando a entrada destes no mercado de trabalho, estes cursos duram 350 horas e o aluno receberão um auxílio familiar de 100 reais por mês.

As modalidades do Projovem Salvador

– Adolescente: esta modalidade engloba adolescentes de 15 a 17 anos que estejam em situações de risco, seja esta financeira (famílias que sejam contempladas com o Bolsa Família) ou ainda, crianças indicadas pelo Conselho Tutelar e pelas orientações escolares. Esses alunos terão acesso a aulas e atividades em contra turno com a finalidade de prestar ajuda psicológica retratando assuntos que trabalhem a aceitação social. Os alunos com deficiência tem prioridade neste programa.

– Urbano: o projeto urbano é destinado a jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, estes, basta se inscreverem no programa e presenciar ao menos 75% das aulas para obter a certificação de conclusão, os alunos receberão um auxílio financeiro no valor de 100 reais mensalmente.

Carga horaria - Projovem Salvador

Projovem Salvador

Observou-se que na cidade de Salvador o índice de desemprego e analfabetismo de jovens estava muito alto, visando erradicar estes problemas o Projovem Salvador começou a funcionar, são vários cursos técnicos, acesse o site e fique por dentro das notícias

Carga Horária: Projovem Salvador

O Projovem Urbano conta com 2 mil horas sendo 560 destas a distância, tendo, portanto 18 meses de duração.

Para que serve o Projovem Salvador Salvador

Pesquisar
Artigos Relacionados