Problemas da pele que são causadas pelo estresse

links patrocinados

Problemas da pele que são causadas pelo estresse

Os problemas de pele

Os problemas de pele podem ser os mais variados possíveis e o motivo para que se manifestem em nossa cútis também variam. Acnes, marcas de expressão, bolinhas vermelhas e a própria flacidez com o passar dos anos podem ser reflexo do que você está vivendo – e causando para a sua pele – agora.

A relação entre os problemas de pele e o estresse

Os problemas de pele e o estresse podem ter uma relação bem íntima um com o outro. Isso porque a nossa pele é o maior órgão de todo o nosso organismo, razão pelo qual está ainda mais vulnerável às nossas próprias emoções.

Quando o nosso estresse foge totalmente do controle, a nossa pele é a primeira a sentir os efeitos disso. Por isso, quando temos um problema de origem financeira, nos atrapalhamos com os prazos no trabalho ou na faculdade, perdemos uma pessoa querida ou nos estressamos por motivos rotineiros, a nossa pele logo sente os impactos.

Sendo assim, a nossa preocupação diária é a principal responsável por fazer com que o nosso organismo enfraqueça, logo colocando a nossa pele em um verdadeiro colapso.

Quais problemas são causados pelo estresse?

O estresse é um problema de origem emocional que pode acarretar em uma série de problemas tanto físicos quanto psicológicos. No primeiro grupo, ele pode causar a hipertensão ou aumentar o índice da mesma, assim como acarretar em doenças cardíacas como o infarto. Nos fatores psicológicos, o estresse é capaz de gerar ansiedade, medo e principalmente a tão temida depressão.

E no que se refere às doenças de pele, após causadas pelo estresse, elas são intensificadas pelos neuropeptídios e neurotransmissores, que tornam os sintomas mais pesados e possibilita o surgimento de complicações.

Para começar, podemos destacar a Psoríase, a doença com o maior índice de estressados de todo o mundo.

Esse problema de saúde é causado por meio de uma inflamação crônica que se instala na própria pele do indivíduo, em qualquer região. Esse processo logo irá desencadear o surgimento desenfreado (e que aumenta conforme o nível de estresse) de manchas descamativas e vermelhas, que também podem ir aumentando de tamanho.

Além do estresse, essa doença de pele também pode ser causada por uma série de fatores psicológicos, pela ingestão errônea de alimentos ou medicamentos, além da genética e fraqueza do sistema imunológico.

A dermatite atópica é outra doença que surge a partir de uma inflamação, dessa vez, na região da cútis. Suas lesões são igualmente descamativas e bem avermelhadas, porém, com uma diferença: essas manchas prometem coçar, e muito.

Já a dermatite seborreica, que é conhecida popularmente só como “seborreia”, também conta com manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, com características descamativas e muita coceira envolvida. A diferença está no fato de que ela se torna ainda mais agravada por conta do estresse, e as manchas costumam surgir na região do couro cabeludo e rosto. O estresse excessivo, nesse caso, pode até mesmo resultar na raspagem do cabelo por completo.

A presença de acnes e a queda de cabelo excessivo também são comuns nos mais estressados.

Como evitá-los?

Para evitar as doenças de pele causadas pelo estresse, não tem jeito: o fator de risco deve deixar de existir na sua rotina.

E para acabar com o estresse algumas dicas simples podem ser seguidas: realize atividades físicas pelo menos três vezes na semana, se alimente bem e tenha pelo menos oito horas de sono. Fazer atividades que você gosta também ajuda a tirar o pensamento estagnado em preocupações.

Problemas da pele que são causadas pelo estresse Conheça os Problemas da pele que são causadas pelo estresse

Saiba os Problemas da pele que são causadas pelo estresse

Estresse

Problemas da pele que são causadas pelo estresse - saiba mais

Pesquisar
Artigos Relacionados