Principais problemas da escola pública

links patrocinados

Principais problemas da escola pública

Educação é sempre um tema marcante quando as pessoas falam de eleições, futuro do país e melhorias, sendo de acordo público que é somente por essa área que podemos nos desenvolver mais. Confira quais são os principais problemas da escola pública.

Desvalorização do professor

Principais problemas da escola pública Escola pública

Pouca procura pelos cursos de licenciatura só reforça um dos principais problemas da escola pública, a desvalorização da profissão de professor, que vai muito além dos salários baixos. Enquanto em alguns países de primeiro mundo o docente é visto como membro extremamente importante para a formação da sociedade, o que observamos no Brasil é ainda um descaso com esses profissionais da educação.

Falta de respeito dos alunos e mesmo dos pais é um dos principais problemas da escola pública, além disso, não há incentivo para que as pessoas se tornem professor. Com isso, acabamos tendo docentes estressados e cansados, que não dão conta de todo o trabalho a ser feito. Também há o prejuízo com a falta de concorrência e a contratação de pessoas menos qualificadas.

Confira os principais problemas da escola pública

Principais problemas da escola pública: infraestrutura precária

Outro dos principais problemas da escola pública é justamente a falta de infraestrutura mínima para que o aprendizado seja mais completo, começando pelas próprias salas de aula. Carteiras e cadeiras quebradas já desanimam na hora da aula, assim como a indisponibilidade, muitas vezes, de livros didáticos de qualidade, laboratórios de informática e quadras para a prática de esportes.

É claro que isso não ocorre com todas as escolas municipais, estaduais e federais, mas muitas partes do Brasil são abandonadas pelas políticas públicas. Sendo um dos principais problemas da escola pública, os alunos acabam tendo que aprender sobre microrganismos sem olhar um microscópio ou ainda se deslocar para outros locais na hora de ler um livro.

Os principais problemas da escola pública

Currículo de aprendizagem

Sendo um dos principais problemas da escola pública, a grande evasão escolar também é dada pela falta de conexão das disciplinas com a realidade. Os estudos acabam preparando a pessoa para o vestibular, mas
Os alunos não conseguem ver conexão entre os ensinamentos de química com a fabricação de um iogurte, por exemplo, ou a relação das aulas de matemática com a construção de uma casa. As coisas parecem que não fazem parte da prática e muitos acabam saindo para trabalhar ou seguir outros caminhos.

Principais problemas da escola pública - saiba mais

Principais problemas da escola pública: Progressão Continuada

Esse é um tema polêmico entre os principais problemas da escola pública, já que muitos são defensores da Progressão Continuada, onde os estudantes do Ensino Fundamental não são reprovados por ano. O entendimento é que se trata de um ciclo de aprendizagem e somente o último ano pode reprovar, mesmo sistema implantado em países como a França.

Entretanto, ao invés de vermos séries e anos que se compactuam e são a soma, um do outro, o que se percebe é o descaso dos alunos que não conseguem aprender. Sendo um dos principais problemas da escola pública, funcionaria se as aulas de reforço fossem efetivas e o estudante conseguisse acompanhar as aulas de seu ano atual.

Pesquisar
Artigos Relacionados