Principais museus de São Paulo

links patrocinados

Principais museus de São Paulo

Não é a toa que a cidade São Paulo é conhecida como a capital cultural do Brasil. A maior metrópole do país recebe diversos artistas, espetáculos, shows e exposições de vários tipos de arte. O Tudo em Foco trás uma lista dos principais museus de São Paulo, muito indicados para visitantes locais e turistas.

MASP: Um dos principais museus de São Paulo

Principais museus de São Paulo Conheça os Principais museus de São Paulo

Trazendo obras das artes visuais, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP foi fundado em 1947 e possui uma das construções que fazem parte dos cartões-postais da cidade. Sendo um dos principais museus de São Paulo, o MASP é conhecido também por possuir uma das coleções de obras de arte mais completas entre os países da América Latina.

Os visitantes podem observar quadros, esculturas, desenhos, gravuras de vários autores e movimentos artísticos. São encontrados principalmente acervo de arte italiana, francesa e espanhola, apesar de obras brasileiras e portuguesas também estarem expostas. Como um dos principais museus de São Paulo, recebe mais de 800 mil visitas por ano. A entrada custa cerca de R$ 15 reais.

Museus de São Paulo

A arte exposta na Pinacoteca Estadual

Localizada no bairro Bom Retiro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo está também na categoria dos principais museus de São Paulo. Seu prédio é o mais antigo entre os museus da cidade, com mais de um século de existência. O principal aspecto da Pinacoteca é que ela possui uma vasta coleção de obras de arte nacionais, são cerca de 8 mil peças.

A maioria das obras que estão na exposição do museu é composta por pinturas dos dois últimos séculos, mas com exemplares de outras épocas. Sendo muito importante para o país, o prédio ainda recebe várias exposições internacionais e é por isso e outras características que está na lista dos principais museus de São Paulo.

Confira os Principais museus de São Paulo

MAM: Um dos principais museus de São Paulo

O MAM, sigla para Museu de Arte Moderna também é um dos principais museus de São Paulo. Fundado no ano de 1948, o local foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemayer e expõe diversas obras modernas e contemporâneas. Além das diversas exposições que passam pelo museu, o MAM também faz parte da Bienal Internacional de São Paulo.

Com ainda mais interatividade, além dos quadros e obras, o MAM também oferece uma mostra de esculturas ao ar livre. Como um dos principais museus de São Paulo, o lugar possui mais de 5 mil peças, sendo importante museu para a história da arte brasileira. Além disso, o MAM também possui uma biblioteca com livros específicos sobre artes.

Saiba os Principais museus de São Paulo

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo foi fundado em 1895 e é mais conhecido como Museu do Ipiranga. Localizado no Parque da Independência, uma das obras mais importantes do local é a pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo, que é grande expoente da história do Brasil.

Como um dos principais museus de São Paulo, o Museu do Ipiranga possui mais de 125 mil obras a mostra, entre obras e artigos típicos da época Imperial do país. São moedas, documentos, joias, mobília, quadros entre outros materiais expostos.

Pesquisar
Artigos Relacionados