Principais doenças que atacam o fígado

links patrocinados

Principais doenças que atacam o fígado

O fígado é um órgão importante de nosso organismo, cujo mal funcionamento pode prejudicar bastante uma pessoa. No quesito de perigo e prevenção que todos devem ter, confira quais são as principais doenças que atacam o fígado.

Hepatite viral

Principais doenças que atacam o fígado Conheça as principais doenças que atacam o fígado

Hepatite é uma das principais doenças que atacam o fígado porque exige grande cuidado e diagnóstico logo no começo, possuindo os tipos A, B, C, D e E, sendo que as três primeiras são as de acometimento mais comum aos seres humanos. A hepatite vital é uma série enfermidade causada por um vírus que se abriga no órgão e começa a causar diversos sintomas, como febre, dores no abdômen, enjoos frequentes, urina mais escura e pele amarelada.

Entre as principais doenças que atacam o fígado é possível se prevenir contra a hepatite viral, lavando bem os alimentos e evitando comer em locais onde o alimento seja de origem suspeita que pode abrigar o vírus. Entrar em contato com o sangue de alguém infectado, além de ter relação sexual desprotegida também pode transmitir o vírus, assim como grávidas infectadas, que podem passar para o bebê.

Doenças do fígado

Principais doenças que atacam o fígado: cirrose hepática

A cirrose é outra das principais doenças que atacam o fígado, ainda mais porque é crônica, não possuindo cura para quem chega ao ponto de tê-la. O que acontece é que uma intensa inflamação no órgão começa a destruir as células saudáveis para produzir uma outra espécie de tecido, o que acaba levando a falência do mesmo.

Como o fígado é responsável pela produção da biles, que ajuda a regular o açúcar dentro do sangue, a cirrose leva a morte. Entre as principais doenças que atacam o fígado, é mais comumente causado pelo consumo excessivo de álcool, fazendo com que o órgão comece a perder sua capacidade de agir como normal. Não existem sintomas claros, já que se desenvolve silenciosamente.

Saiba as principais doenças que atacam o fígado

Sobre a desconhecida hemocromatose

A hemocromatose é outra das principais doenças que atacam o fígado, ainda mais porque não é uma enfermidade muito conhecida entre as pessoas. Ela pode ser hereditária, mas também há como ser acometida por um excesso de ferro adquirido, associadas a alguns tipos de anemias carregadoras e sobrecarga do elemento dentro do organismo.

Como não há uma forma de eliminar o ferro em excesso, ele acaba se acumulando dentro do órgão, o que causa da hemocromatose. Entre as principais doenças que atacam o fígado, causa sintomas como fraqueza, perde de peso, além de outras doenças no fígado, como a própria cirrose e até o câncer.

Quais as principais doenças que atacam o fígado

Principais doenças que atacam o fígado: Doença de Wilson

Na lista das principais doenças que atacam o fígado que todo mundo deve conhecer ainda está a Doença de Wilson. Ocorre a mesma coisa do que com o ferro, mas com o cobre, onde a substância acaba sendo desprezada pelo corpo e passa a ser acumulada em diversas partes, principalmente no fígado.

Essa deficiência no organismo geralmente ocorre de forma hereditária, fazendo com que o órgão parede de funcionar corretamente aos poucos. Entre os sintomas estão os delírios, neuroses e tremores, já que o mesmo também ataca o sistema nervoso, além de aumento do abdômen e movimentos mais lentos.

Pesquisar
Artigos Relacionados