Principais diferenças entre História e Arqueologia

links patrocinados

Principais diferenças entre História e Arqueologia

Por incrível que pareça História e a Arqueologia não são tão similares quanto pensamos, por mais que as duas disciplinas científicas estudem o que já aconteceu, abordagem delas são, no entanto diferentes. A Arqueologia estuda as culturas e os seus modos de vida através dos vestígios matérias das mesmas, enquanto a História é a ciência que estuda o Homem e as ações do mesmo, a partir de documentos e relatos. Vendo deste principio a História e a Arqueologia estudam o Homem, porém de maneiras e técnicas diferentes. Agora vamos mostrar as principais diferenças entre História e a Arqueologia.

Sobre a disciplina História

A História vem do grego antigo que significa conhecimento advindo da investigação ou simplesmente pode ser traduzido para pesquisa.

Principais diferenças entre História e Arqueologia O que é História e o que é Arqueologia

História é uma ciência que estuda o Homem, sendo todos os eventos relacionados ao mesmo. A História começou na Grécia Antiga por alguns filósofos da época que reuniam diversas fontes de informações e construíam e estudavam as suas semelhanças, e após realizar esses estudos constatavam os eventos ocorridos no passado. A História relata acontecimentos desde 4000 a.C. e é divida em quatro idades: Idade Antiga (4000 a.C. até 476 d.C.), Idade Média (476 d.C. até 1453), Idade Moderna (1453 até 1789) e a Idade Contemporânea (1789 até os dias de hoje).

Sobre Arqueologia

Sobre a Arqueologia

A Arqueologia vem de “arqué” que no grego significa antigo, e “logos” cujo significado quer dizer estudo, portanto, Arqueologia é uma ciência que pesquisa o antigo por assim dizer. O termo mais correto é a partir da analise de vestígios, a Arqueologia, estuda as os modos de vida do passado e as culturas antigas. Sendo uma disciplina que tem por finalidade o estudo de culturas já extintas, o único meio de estudo é através de materiais e restos humanos para descrever como tal sociedade vivia. A Arqueologia começou a ficar popular mesmo após os filmes do famoso arqueólogo Indiana Jones, que com o seu chicote ele enfrentava diversos desafios enquanto realizava pesquisas arqueológicas.

Arqueologia

Sobre o famoso arqueólogo dos cinemas o Indiana Jones

Com o nome de Henry Walton “Indiana” Jones Jr, mais conhecido como Indiana Jones, foi vivido pelo famoso Harrison Ford no filme de Steven Spielberg. Indiana Jones é um professor de arqueologia e vive grande aventuras, sendo que em um dos filmes ele luta contra Adolf Hitler.

Diferença entre Arqueólogo e Historiador

As diferenças entre o arqueólogo e o historiador

As principais diferenças de um historiador para um arqueólogo é que o trabalho de historiador é mais no ramo de pesquisa em livros e documentos históricos, o arqueólogo por sua vez realiza mais um trabalho de campo em sítios arqueológicos, o trabalho do arqueólogo é investigar e analisar vestígios das civilizações antigas com o intuito de descobrir mais como essas civilizações viviam, como se alimentavam, como se vestiam, como tratavam os seus mortos, entre outras coisas do cotidiano de uma civilização. O Historiador analisa e estuda os documentos e também alguns outros achado nos sítios arqueológicos, contudo o historiador não faz o trabalho de campo igual ao o arqueólogo, ambos usam os achados arqueológicos, porém com um estudo diferente em cada área.

Pesquisar
Artigos Relacionados