Principais artistas do Surrealismo

Principais artistas do Surrealismo

Assim como diversos outros movimentos artísticos de vanguarda, o Surrealismo surgiu em Paris, nos anos 1920. O movimento possuía uma forte associação com o Dadaísmo, sendo que muitos de seus artistas vieram deste movimento. O Surrealismo também teve forte influência da psicanálise de Sigmund Freud, enfatizando o poder do inconsciente durante o processo criativo. O Surrealismo era, principalmente, um movimento crítico. Seu objetivo era criar uma arte diferente da que estava sendo produzida na época, que, segundo seus seguidores, estava sendo corrompida pelo excesso de racionalismo. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o movimento e os grandes artistas do Surrealismo.

Características do Surrealismo

A valorização do inconsciente pode ser percebida de maneira muito clara nas obras do Surrealismo.

Principais artistas do Surrealismo Confira as Principais artistas do Surrealismo

Os quadros, por exemplo, tentar expressar o inconsciente dos pintores, eliminando o pensamento racional. Por esta razão, as obras parecem retiradas de um sonho. Na literatura e na poesia, era comum a utilização da escrita automática, recurso que também tenta eliminar o pensamento consciente, dando lugar ao fluxo de imagens que circulam em nossos cérebros.

A técnica de colagens com imagens aleatórias também foi vastamente utilizada pelos artistas do Surrealismo. Neste aspecto, o movimento se assemelhou consideravelmente ao Dadaísmo. De fato, Dadaísmo e Surrealismo possuíram muitos pontos de convergência, o que faz com que, às vezes, seja difícil dissociá-los de maneira clara.

Surrealismo

Artistas notáveis do Surrealismo

Um dos maiores mentores intelectuais do Surrealismo foi André Breton, poeta e escritor. Outros autores que contribuíram para a parte literária do movimento foram Louis Aragon, Octávio Paz, Benjamin Péret e Jacques Prévert. No teatro, Antonin Artaud foi o grande representante do Surrealismo.

Mas foi nas artes plásticas que o movimento realmente se consolidou. O principal nome do Surrealismo é, certamente, Salvador Dalí. Muito conhecido por obras como A Persistência da Memória, A Caravela e Alegoria de um Natal Americano, Dalí foi o grande responsável pela sobrevivência do fascínio em relação ao Surrealismo ao longo das décadas.

Principais artistas do Surrealismo - saiba mais

Outros artistas do Surrealismo

Outros surrealistas que se destacaram nas artes plásticas foram Frida Kahlo, René Magritte, Max Ernst, Joan Miró, Remedios Varo, Vito Campanella e Jean Arp. Magritte, por exemplo, se destaca por obras como Golconda, O filho do homem e O retrato.

Saiba mais

Cinema

O Surrealismo chegou também ao cinema, tendo o espanhol Luis Buñuel como grande representante. Nascido Calanda, na Espanha, Buñuel entrou em contato com Surrealismo em 1925, quando se mudou para Paris. Em 1929, juntamente com Salvador Dalí, Buñuel produziu o filme “Um cão andaluz”, uma das grandes revoluções no cinema da época. Ambos se utilizaram da técnica do “cadáver esquisito”, criada pelos próprios surrealistas. Esta técnica se utiliza de frases com a estrutura “artigo, substantivo, adjetivo e verbo”. O método também deve ser praticado por mais de uma pessoa, que tem autonomia para intervir no conteúdo do texto.

Além de “Um Cão Andaluz”, Buñuel também se destacou por filmes como “A Idade do Ouro”, “Os Esquecidos”, “Ensaio de um Crime” e muitos outros. Buñuel produziu filmes até 1977, com “Esse Obscuro Objeto de Desejo”.

GD Star Rating
loading...
Principais artistas do Surrealismo, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos

Pesquisar
Artigos Relacionados