Principais artistas do Dadaísmo

links patrocinados

Principais artistas do Dadaísmo

O Dadaísmo foi um movimento artístico de vanguarda que teve início em 1916, na cidade de Zurique, Suíça. O principal ponto de encontro dos artistas do movimento era o histórico Cabaret Voltaire, criado por Hugo Ball, ele próprio um diretor de teatro influenciado pelo movimento. O Dadaísmo reuniu artistas plásticos, poetas e escritores. Muitos deles eram desertores do exército alemão (o Dadaísmo teve seu início durante a Primeira Guerra Mundial). Em pouco tempo, o movimento se irradiou de Zurique para outras cidades europeias, como Colônia, Berlim, Barcelona e Paris. Em certa medida, o Dadaísmo foi o responsável pelo surgimento do surrealismo.

Características do Dadaísmo

Principais artistas do Dadaísmo Artistas do Dadaísmo

Uma das características mais marcantes do Dadaísmo, ou Movimento Dada, é o “nonsense”, a falta de sentido. O Dadaísmo tinha como objetivo “destruir a arte” ou, pelo menos, a arte como era praticada no período. Os adeptos do Dadaísmo eram totalmente contrários à Primeira Guerra Mundial. A essência do Dadaísmo foi resumida por um de seus fundadores, Tristan Tzara, na frase “Dada não significa nada”. Para os dadaístas, era necessário abolir a organização, a lógica e a postura altamente racional, para que a arte tivesse um caráter espontâneo e gratuito. Por tudo isso, muitas vezes o Movimento Dada é conhecido como “anti-artístico”.

Outras características importantes do Dadaísmo são a irreverência, a utilização de objetos do cotidiano como obras de arte, a crítica ferrenha ao modelo capitalista e a utilização de formatos como sons, fotos, jornais e poesias na composição das obras. Além de Tzara, o Dadaísmo também teve diversos outros nomes de destaque. Confira, abaixo, alguns dos principais artistas do Dadaísmo.

Conheça os Principais artistas do Dadaísmo

Artistas ilustres do Dadaísmo: Duchamp

Um dos nomes mais ilustres do Dadaísmo foi o francês Marcel Duchamp. Suas primeiras obras tinham uma forte influência do cubismo, durante o período em que viveu em Paris. Em 1915, Duchamp se mudou para Nova Iorque e, no ano seguinte, passou a compor o grupo Dadaísta norte-americano. Duchamp foi o inventor da arte “ready-made”, que se utiliza de objetos prontos, do cotidiano, em um contexto artístico. Sua obra também foi marcada por movimentos como o Expressionismo, além do Cubismo.

O que é Dadaísmo

Outros artistas do Dadaísmo

Duchamp foi, provavelmente, o artista mais célebre do Dadaísmo. Contudo, o movimento produziu outros nomes ilustres, como Man Ray, Francis Picabia, Jean Crotti, Arthur Crotti e Hans Arp. Este último, um franco-alemão nascido em 1886, se destacou pela abstração geométrica e pelas técnicas de colagem em relevo. O Dadaísmo acabou em 1921 como atividade de grupos artísticos, mas suas influências perduram até os dias atuais.

Confira os Principais artistas do Dadaísmo

Saiba mais

Mesmo após quase um século de seu surgimento, o Dadaísmo ainda é considerado um movimento artístico controverso e polêmico. Para conhecer mais sobre o movimento e seus principais representantes, recomendamos os livros “Dadaísmo”, de Dietmar Elger, e “Assalto à Cultura”, de Stewart Home. Na internet também podemos encontrar o documentário “The ABC’s of Dada”, com trinta minutos de duração e legendas em inglês. Por fim, o site oficial do Cabaret Voltaire, berço do Dadaísmo, também pode fornecer muitas informações interessantes sobre o período.

Pesquisar