Previsão do Tempo Paraná

links patrocinados

Previsão do Tempo Paraná

Previsão do Tempo Paraná

Sobre a Previsão do Tempo Paraná

Quem é que não dá uma olhadinha na previsão do tempo todos os dias? É uma boa maneira de se planejar, preparar-se para o que o dia seguinte reserva e até escolher uma roupa adiantadamente para poder dormir um pouco mais no dia seguinte. No Paraná, o acerto da previsão é de mais de 90%, o que ajuda a população e os agropecuaristas.

O estado do Paraná

A capital do estado é Curitiba. O Paraná ainda contém como principais cidades Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Londrina, Guarapuava, Toledo, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Arapongas, entre outras.

O Paraná é considerado o quinto estado mais rico do país, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os rios que drenam o estado são os rio Paraná, Paranapanema, o Iguaçu, Tibagi, Ivaí e o Piquiri, sendo que todos eles fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.

A economia do estado está voltada para a agricultura, indústria e o extrativismo vegetal. Entre os cultivos, estão a cana-de-açúcar, soja, trigo, café, mandioca, entre outros. Já na produção industrial, estão a agroindústria, papel, celulose, automobilística. Já no extrativismo, temos a extração de madeira e erva-mate.

Também o estado se destaca no turismo. No oeste do Paraná, encontramos o Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, que é tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Lá encontramos as Cataratas do Iguaçu e mais uma série de atrativos ecológicos. Também na cidade outro ponto bastante visitado é a Usina de Itaipu.

Quem trabalha no campo sabe que a previsão do tempo é imprescindível. Ainda mais com as mudanças climáticas que andam acontecendo e que mudam o tempo de uma hora para outra.

No Paraná, a previsão é ainda mais necessária,porque o Estado é muito focado na agropecuária e também porque, em toda a extensão do seu território, o Paraná possui cidades quentes e bastante frias. Dicotomia que nem sempre facilita as coisas.

Mas há alguns anos a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou o SIMEPAR, um instituto para a previsão do tempo. O acerto tem sido de praticamente 100%, principalmente no tocante às geadas.

O SIMEPAR faz a previsão para todos os 399 municípios do Paraná. Basta acessar o site do instituto e procurar. A previsão é baseada nos próximos cinco dias. No site também há informações sobre a condição do tempo, índice de umidade, mapas de distribuição, etc.

Previsão do tempo por cidade

Previsão do tempo por cidade

Como funciona a previsão do tempo?

Não há nada pior do que ser pego desprevenido e por isto a previsão do tempo é tão importante. A partir dos dados meteorológicos podemos saber se no dia seguinte vai chover ou esfriar, se devemos colocar casacos na mala de viagem ou ainda se poderemos usar roupas frescas no dia seguinte, ainda que na hora você esteja tremendo de frio.

A previsão do tempo como conhecemos hoje começou a ser feita em 1950, quando foi criada a Organização Meteorológica Mundial, que conta com diversos países membros e uma série de equipamentos ultrapotentes capazes de obter diferentes dados climáticos.

Clima nas cidades

Apesar de a tecnologia ter evoluído muito nos últimos anos, ainda não é possível acertar 100% e em todas as vezes a previsão do tempo, e isto porque a atmosfera está em estado constante de transformação.

Para prever como estará o tempo nos próximos dias, os meteorologistas usam uma série de fórmulas matemáticas e equipamentos de última geração, além de conferirem os dados de instrumentos como barômetros, birutas e higrômetros, responsáveis por medir a pressão do ar, a direção dos ventos e a umidade relativa do ar, respectivamente. Após a junção de todas estas informações, além de imagens captadas por satélite, os meteorologistas fazem a leitura dos dados, e como cada pessoa tem uma interpretação diferente, muitas vezes as previsões variam de um meio de comunicação para o outro, por exemplo.

Previsao das cidades

A previsão do tempo pode ser acompanhada nos jornais impressos, pela TV e até mesmo através do smartphone. Mas com certeza a maneira mais prática de fazer isto é através dos sites especializados, tais como Climatempo, INMET e The Weather Channel.

Climatempo

O site Climatempo é bastante completo, sendo que além da previsão do tempo de cidades brasileiras, o portal ainda informa a previsão de cidades internacionais, condição das ondas e dos aeroportos e traz imagens de satélite e gráficos.

Para conferir a previsão do tempo de sua cidade basta digitar o nome da localidade no campo à direita da tela e clicar em Buscar. Será mostrada então a temperatura naquele momento, informações climáticas como umidade do ar e intensidade do vento, além da previsão semanal e tendência para os próximos dias.

Portal do INMET

Previsao do tempo pelo Brasil

Para ter acesso à previsão do tempo através do site do Instituto Nacional de Meteorologia, o internauta deve digitar o nome de sua cidade numa caixa texto disposta no canto direito da página e clicar no ícone de uma lupa. Logo abaixo deste espaço são então mostradas as temperaturas máxima e mínima do dia, além das condições do clima.

Se quiser informações mais completas, o internauta pode conferir o meteograma, além da previsão para os próximos dias.

The Weather Channel

Um dos maiores atrativos do site The Weather Channel é que ele permite acompanhar as condições do tempo no momento, de hora em hora, a cada trinta e seis horas ou para os próximos dez dias. Para ter acesso a estes dados, basta digitar o nome da cidade no campo em branco localizado no alto da página à direita e então clicar na categoria desejada.

Tempo pelas cidades Instituto Nacional de Metereologia

Pesquisar
Artigos Relacionados