Previdencia social 2013

Previdencia social

Previdencia social

A Previdência Social consiste em um seguro social que é garantido aos trabalhadores que contribuem com a instituição. Assim, o trabalhador fica respaldado pela Previdência caso alguma coisa aconteça que o impeça de desenvolver suas atividades laborativas. Ela é uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus contribuintes.

A renda que é transferida pela Previdência Social é usada para substituir a renda do trabalhador que contribui em caso de perda da capacidade de trabalho, seja por diversos motivos, como idade avançada, doença, invalidez, desemprego involuntário, morte, reclusão ou maternidade.

Administração

A Previdência Social é uma instituição administrada pelo Ministério da Previdência Social e as políticas formuladas para essa área são executadas pela autarquia federal chamada Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os trabalhadores que recolhem as Contribuições Previdenciárias para o Fundo da Previdência tem direito ao seguro em caso de algum problema que o impeça de trabalhar.

Os servidores públicos brasileiros são uma categoria a parte da Previdência Social, pois possuem sistemas previdenciários próprios. Então se você é funcionário público informem-se quais são os órgãos que o respaldam em caso de problemas pessoais que o prejudiquem no trabalho.

Se você é funcionário de instituições privadas, além de contribuir com a Previdência Social, pode também optar por planos de previdência complementar, popularmente chamada de previdência privada. Assim, o trabalhador paga, além do seguro obrigatório, um valor adicional que lhe garante alguns benefícios a mais.

Princípios e diretrizes

A Previdência Social, enquanto forma organizada, obedece alguns princípios e diretrizes. Algumas delas são: preservação do valor real dos benefícios; previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional (previdência privada); universalidade de participação nos planos previdenciários, para aqueles que contribuem.

Ainda fazem parte das diretrizes e princípios o cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição, corrigidos monetariamente e o valor da renda mensal dos benefícios, substituindo o salário de contribuição ou do rendimento do trabalho segurado, desde que não seja inferior ao salário-mínimo.

Se você precisa do seguro da Previdência Social vá até o INSS da sua cidade e se informe sobre os procedimentos necessários para dar entrada no pedido.

GD Star Rating
loading...
Previdencia social 2013, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados