Previdência Privada

links patrocinados

Previdência Privada

Previdência Privada

Todo mundo sabe que o valor da aposentadoria oferecida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a maioria dos trabalhadores não é dos mais expressivos. Desta forma, muitas pessoas apostam em outras maneiras de garantir um dinheirinho depois de abandonar de vez a vida profissional após anos de dedicação. Uma das opções mais populares é a previdência privada, que pode ser descrita como uma aposentadoria complementar.

Ao contrário do que se possa imaginar, não há uma idade mínima para começar a investir em uma previdência privada. Se quiserem, os pais de uma criança podem criar uma previdência para seu filho de modo que ele tenha um futuro confortável.

Previdência aberta e fechada

Existem, basicamente, duas modalidades de previdência privada, a aberta e a fechada.

A aberta é voltada para o público em geral, sendo que o indivíduo tem a liberdade de escolher a empresa que oferecerá o plano de previdência. No país, todas estas empresas são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Servicos Previdencia Privada

A previdência privada funciona de maneira semelhante à poupança, sendo que a pessoa deve contribuir com uma quantia para acumular um benefício. Fica a critério do cidadão a quantia a ser investida e a periodicidade, sendo que é possível inserir R$50 apenas uma vez por ano. Além disso, a pessoa pode definir se pretende sacar todo o dinheiro de uma vez quando se aposentar ou em parcelas.

A previdência privada fechada, por sua vez, é exclusivamente voltada para empresas ou associações. Neste caso, o funcionário investe uma parcela do salário e o empregador banca o restante, sendo que o grupo de funcionários contribui para a criação de um fundo de pensão.

Tipos de Previdencia

A vantagem deste tipo de previdência, além do auxílio por parte da empresa, é que funcionário pode deduzir 12% da renda bruta no momento de declarar o Imposto de Renda.

PGBL e VGBL

Além das previdências privadas fechadas e abertas, também existem as previdências dos tipos PGBL e VGBL. A primeira, cuja sigla significa Plano Gerador de Benefício Livre, é voltada para pessoas com altos ganhos. No momento em que a pessoa decide sacar seu benefício, o imposto pago é compatível ao total poupado.

Já a VGBL, ou Vida Gerador de Benefício Livre, garante que o dinheiro investido, no momento de ser sacado, venha acrescido de impostos referentes ao valor poupado.

Previdencia Privada Aberta

Especificações

É preciso ficar atento a uma série de detalhes no momento de começar a investir em uma previdência privada. O cidadão precisa conferir, por exemplo, como os impostos serão cobrados. É possível que seja por meio de tabela regressiva, ideal para quem quer sacar o dinheiro de uma só vez, ou tabela progressiva, que beneficia aqueles que optam pelo recebimento do valor investido em parcelas.

Também é necessário que a pessoa se certifique se a previdência privada oferecida pela empresa é do tipo PGBL ou VGBL. Tal informação deve estar presente no contrato e, para evitar surpresas desagradáveis depois, é importante que o cidadão se informe anteriormente sobre as características de cada modalidade, de forma que escolha a mais adequada ao seu perfil.

Como funciona a Previdencia Privada Funcoes da Previdencia Privada

Pesquisar
Artigos Relacionados