Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicos

Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicosA presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira, em seu programa semanal de rádio ‘Café com a Presidenta’, que o Ministério da Educação vai lançar oficialmente, no mês de agosto, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A ideia do governo federal, de acordo com a presidente, é facilitar ainda mais o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos técnicos no país.

O novo programa anunciado pela presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, será feito da mesma forma que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que realiza seus processos de seleção para cursos em instituições do ensino superior públicas. O Sisutec também vai utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar o candidato a uma vaga em curso técnico.

Como explicou a presidente em seu programa de rádio, o estudante que concluiu o ensino médio poderá escolher um curso em uma instituição de ensino superior pública, uma escola do Sistema S, nos institutos federais ou na rede de escolas técnicas do Estado e se cadastrar para participar do processo de Seleção do Ministério da Educação.

Vale lembrar ainda que as vagas em universidades, ou instituições de ensino técnico, podem ser pleiteadas por qualquer brasileiro que já tenha concluído o ensino médio e que tenha prestado a última edição do Enem. As inscrições para o Sisutec serão abertas em agosto, segundo informou o MEC.

Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicos

Para participar do processo de seleção no Sisu, hoje, o MEC estabelece que o candidato não pode ter tirado nota zero na prova de Redação no Enem. A partir disso, então, o programa da pasta seleciona as notas dos candidatos no Enem e suas escolhas de cursos e instituições a serem frequentadas. Além do Sisu (para instituições públicas) o MEC também oferece o ProUni (Programa Universidade para Todos), que auxilia financeiramente universitários em instituições de ensino superior particulares.

O objetivo central desta decisão anunciada pela presidente Dilma Rousseff e que deve ser lançada pelo MEC no próximo mês é profissionalizar o maior número possível de brasileiros e aumentar a capacidade de produção no país, bem como elevar o nível da grade trabalhista nacional. Também, oferecer ao estudante que se formou no ensino médio outras possibilidades de formação profissional e poder aquisitivo.

Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicos

O crescimento dos cursos técnicos no Brasil

Alguns fatores são responsáveis pelo grande crescimento dos cursos técnicos no Brasil nestes últimos anos. Um deles é o preço mais baixo e acessível das mensalidades dos cursos técnicos, também, o período curto de duração (quase metade do tempo de um curso de graduação) e ainda as ofertas de emprego no mercado de trabalho acompanhadas de bons salários e condições de trabalho.

Nesta manhã, durante sua fala no programa ‘Café com a Presidenta’, Dilma Rousseff ainda informou que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) já efetuou 4 milhões de matrículas para cursos profissionalizantes e técnicos no país. Em 2008, o governo federal organizou o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, uma publicação que deu mais credibilidade para o setor educacional e ainda criou uma ponte positiva de empregos entre estudantes e empresas brasileiras.

Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicos

GD Star Rating
loading...
Presidente Dilma anuncia o Sisutec, um Sisu para cursos técnicos, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados