Prefeitura de Goiânia

links patrocinados

Prefeitura de Goiânia

Prefeitura de Goiânia

A cada quatro anos os eleitores vão às urnas decidir quem é que vai ser o responsável pelo município no qual vivem e quem é que vai administrar a prefeitura do lugar. Um desses exemplos é a Prefeitura de Goiânia, que busca oferecer aos cidadãos todo o suporte administrativo, assim como defender os interesses do município em outras frentes.

Goiânia

O início de toda a história desta cidade começa ainda em 1753, com o desejo do governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, em mudar a capital que se situava em Vila Boa para a cidade atual de Pirenópolis. Mas, durante anos, a discussão em torno das cidades que deveriam ser capital do estado de Goiás seguiu sem um desfecho, até que, na década de 30, Pedro Ludovico Teixeira começou a mobilização para que a cidade começasse a se constituir.

A iniciativa de Teixeira seguia um movimento. A Marcha para o Oeste, criada pelo então governo de Getúlio Vargas, buscava apressar o progresso e estimular a ocupação do Centro-Oeste do Brasil, incentivando assim que mais pessoas começassem a se mudar para esses locais, pois havia muitas terras que não estavam sendo usadas. Ao mesmo tempo, para que esse projeto funcionasse era necessária toda uma infra-estrutura básica que possibilitasse a ligação entre o Centro-Oeste ao Sul do País. Para isso, Teixeira tomou algumas providências, entre elas a mudança da capital, construção de estradas internas e realização da reforma agrária.

Nova Capital

Para que toda essa mudança acontecesse, uma comissão ficou encarregada de conhecer e escolher qual seria o melhor lugar para a construção da capital, sendo que o local apontado na época corresponde onde hoje fica o bairro de Campinas, em Goiânia.

Depois disso, alguns urbanistas foram convocados para realizar o projeto para que a capital fosse construída de forma bem pensada e que atendesse as necessidades conforme o local. Na época, a capital foi planejada para atender 50 mil habitantes. Em 24 de outubro de 1933, a pedra fundamental foi lançada por Teixeira, no local onde atualmente está o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica da capital.

No ano de 1935, o município de Goiânia foi criado com um Decreto Estadual e a transferência da capital se deu em 1937.

Crescimento

Entre as décadas de 40 e 50, o crescimento da capital superou o que foi planejado, que era de 50 mil habitantes, chegando na época a 53 mil pessoas, sendo que destas 40 mil viviam na região urbana.

Esse era um crescimento considerado moderado, mas ainda havia muito a acontecer. Um dos principais motivos que levou a cidade a crescer amplamente foi a construção de Brasília e de obras que proporcionaram a ligação do Planalto Central com outros estados brasileiros. Em 60, novos bairros surgiram e também foram fundadas as Universidades Católica e Federal, o que fez com que muitos jovens permanecessem e chagassem à capital.

E esse crescimento se deu também nos transportes, com a presença de vôos para a capital, além da presença de canais de televisão, jornais e outros meios de comunicação fortalecendo ainda mais o crescimento dessa capital.

Prefeitos

Desde sua fundação quase 30 prefeitos foram escolhidos e foram responsáveis por todo esse crescimento através de sua atuação e administração. Foram prefeitos de Goiânia: Venerando de Freitas Borges, Orivaldo Borges Leão, Ismerindo Soares de Carvalho, Eurico Viana, Messias de Souza Costa, Venerando de Freitas Borges, João de Paula Teixeira Filho, Hélio Seixo de Brito, Jaime Câmara, Iris Rezende Machado, Manuel dos Reis e Silva, Leonino Di Ramos Caiado, Rubens Vieira Guerra, Hélio Mauro Umbelino Lôbo, Francisco de Freitas Castro, Daniel Antônio de Oliveira, Goianésio Ferreira Lucas, Índio do Brasil Artiaga Lima, Daniel Borges do Campo, Darci Accorsi, Pedro Wilson Guimarães Nion Albernaz, Joaquim Domingos Roriz e o atual prefeito Paulo Siqueira Garcia.

Fotos

Confira Fotos da Prefeitura de Goiânia:

Prefeitura de GoiâniaPrefeitura de Goiânia
Cidade de GoiâniaCidade de Goiânia
Centro de GoiâniaCentro de Goiânia

Pesquisar
Artigos Relacionados