Prefeitura de Curitiba

links patrocinados

Prefeitura de Curitiba

Prefeitura de Curitiba

Fundada em 1693, Curitiba possui atualmente uma população de cerca de 1,7 milhão de habitantes. A capital paranaense possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, 0,856, valor considerado elevado.

Este é também o 16º melhor IDH do país. A qualidade de vida da cidade tem relação direta com serviços como o sistema público de transporte, os grandes parques bem conservados e as diversas opções de atividades culturais. Curitiba é famosa, dentre outras coisas, pelo grande número de museus e teatros.

Locais administrados pela Prefeitura de Curitiba

A gestão pública de Curitiba é responsável por uma série de locais de cultura da cidade. Um dos exemplos mais emblemáticos é a Ópera de Arame, local de visitação obrigatória para quem vem de outras cidades.

O local, todo construído com estruturas metálicas, possui um auditório suspenso, localizado acima de um lago artificial. A obra foi inaugurada em 1992 e, atualmente, tem capacidade máxima para mil pessoas.

Capital do Parana

Outro local que atrai muitos turistas é o Jardim Botânico de Curitiba. Inaugurado em 1991, o local foi considerado uma das Sete Maravilhas brasileiras em 2007.

Além das diversas espécies da flora nacional, o Jardim Botânico abriga também um espaço cultural que oferece diversas exposições artísticas.

Outros locais turísticos de Curitiba

Outros pontos que merecem destaque na capital paranaense são o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto brasileiro em 1967, a Biblioteca Pública do Paraná – que possui um acervo de quase 500 mil livros -, o Paço da Liberdade – administrado pelo SESC – e o Parque Barigüi, além de diversas outras opções. O site da prefeitura de Curitiba possui uma relação completa dos locais turísticos da cidade, além de dados sobre a vida na capital paranaense.

Locais administrativos da Prefeitura de Curitiba

Estrutura administrativa da Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba possui mais de 30 secretarias, com atuação em setores diversos como educação, cultura, saúde e transportes, por exemplo. É de responsabilidade da prefeitura o desenvolvimento de programas educacionais, estímulo à cultura e programas de moradia, dentre várias outras atribuições.

A prefeitura de Curitiba, em sua página na Internet, também disponibiliza uma série de serviços para os moradores da cidade. É possível, por exemplo, retirar certidões online, realizar a inscrição em programas habitacionais ou consultar o diário oficial do município.

A página oferece também o telefone de todos os órgãos públicos municipais e os horários do transporte público. Os serviços online são divididos em categorias como Cidadão, Empresa, Servidor e Turista, além de um acesso direto ao orçamento do município, através do Portal da Transparência.

Outros lugares turisticos de curitiba

Prefeitura de Curitiba na Internet

A página da prefeitura de Curitiba na Internet é, sem dúvida, a melhor maneira de se informar sobre tudo o que acontece na cidade.

Além dos serviços disponíveis, o site traz dezenas de notícias diariamente, cobrindo o maior número possível de bairros da capital e cidades da região metropolitana.

A página possui seções específicas, por exemplo, com notícias sobre meio ambiente, habitação e finanças, além de um canal direto com a população através das redes sociais.
Estrutura administrativa de curitiba Prefeitura de Curitiba na internet

Pesquisar
Artigos Relacionados