Pratos típicos do Rio Grande do Sul

links patrocinados

Pratos típicos do Rio Grande do Sul

Uma das maneiras de conhecer a cultura de uma determinada região é através de sua gastronomia. O Brasil é um país repleto de tradições diferentes e, em consequência disso, também conta com uma enorme variedade de pratos típicos. De norte a sul do país é possível saborear diversos tipos de pratos, com características e peculiaridades de cada uma das regiões brasileiras. A região Sul, por exemplo, conta com pratos que sofreram influência europeias, em decorrência da sua colonização. O Rio Grande do Sul é um estado rico culturalmente, e conta com diversas delícias culinárias. Os pratos típicos do Rio Grande do Sul são imperdíveis para aqueles que gostam de boa comida. Conheça alguns dos pratos típicos do Rio Grande do Sul e fique com água na boca.

Delícias da culinária do Rio Grande do Sul

Pratos típicos do Rio Grande do Sul Culinária do Rio Grande do Sul

Quando se pensa em culinária no Rio Grande do Sul, logo vem churrasco na cabeça, não é mesmo? A paixão do gaúcho pelo churrasco é de muitos anos, desde a época dos tropeiros, que faziam longas viagens pela região e conservavam a carne com sal grosso. Mas não é apenas de churrasco que vive o gaúcho. Existem muitos pratos típicos no Rio Grande do Sul, que são deliciosos quanto. A gastronomia da região foi influenciada por espanhóis, portugueses, índios, italianos e alemães, dando origem a uma culinária muito rica e deliciosa. Confira alguns dos principais pratos típicos do Rio Grande do Sul e tenha ainda mais vontade de conhecer esta incrível região.

Pratos típicos

Pratos típicos que dão água na boa

Entre os pratos típicos do Rio Grande do Sul está o Goulash, que é perfeito para esquentar os dias mais frios. Este prato consiste em um guisado de carne (coxão mole ou alcatra) elaborado com páprica, farinha de trigo, vinho tinto seco, cebola, tomates, alho, e alguns outros ingredientes. O Goulash tem origem alemã e também pode ser adicionado pimentão, carne de porco e pimenta em seu preparo. O Chucrute também é bastante consumido na região gaúcha, sendo uma receita alemã. Este prato típico do Rio Grande do Sul é uma conserva de repolho, onde são adicionados alguns temperos como pimenta, alho, gengibre, louro e vinho branco. Ele é rico em vitamina C e fica perfeito com carne de porco.

Receitas do Rio Grande do Sul

Arroz carreteiro entre os pratos típicos do Rio Grande do Sul

Outra delícia da gastronomia gaúcha é o Arroz Carreteiro. Ele é originário do Rio Grande do Sul e é simples e prático de ser preparado. Em seus primórdios, ele era feito em uma panela de ferro com arroz e charque basicamente. Com o passar dos anos, outros ingredientes foram incorporados ao prato, tornando-o comum em várias outras localidades do país. O prato leva charque, arroz, cebola picada, óleo, salsa picada e alho amassado. Muito gostoso para saborear com a família, com os amigos e com quem quiser naqueles dias de frio. Além de muito prático de ser feito, ele é muito gostoso e conta com um sabor único.

Culinária gaúcha

Doces da culinária gaúcha

E os pratos típicos do Rio Grande do Sul não são apenas salgados. Para os amantes de doces, a gastronomia gaúcha também conta com delícias muito saborosas. Uma delas é a Ambrosia, que é um doce feito de suco de laranja, ovos batidos, leite e açúcar. Uma delícia para os paladares mais exigentes! Outro prato típico do Rio Grande do Sul que está na lista dos doces é o Arroz-doce, que ainda pode ser caramelizado. Essa delícia pode deixar o seu inverno mais quentinho e saboroso. Já pensou em fazer um almoço ou jantar com os deliciosos pratos típicos do Rio Grande do Sul?

Pesquisar
Artigos Relacionados