PPP educação infantil

links patrocinados

PPP educação infantil

PPP educação infantil

Toda escola precisa ter um Projeto Político Pedagógico (PPP) muito claramente definido para a comunidade, pois serve como uma identidade as instituição e normas que precisam ser seguidas.

Os PPPs tem muita importância para as escolas porque é uma forma de gerenciamento pedagógico, estabelecendo metas a serem seguidas e priorizar diretrizes que possam dar condições de alcançar os objetivos.

As políticas são criadas com a finalidade de estabelecer como deve ser seguido os protocolos para se melhorar o aprendizado, depois os resultados são todos mensurados e avaliados.

No entanto, os PPPs não são considerados planejamento pedagógico, mas sim um conjunto de princípios criados para a elaboração do planejamento, sendo assim, englobam diretrizes que são permanentes.

Relevância do Projeto Político Pedagógico

Com um bom planejamento as escolas conseguem potencializar suas ações, sem perder tempo, realizar serviços com um resultado ruim e ainda evita desperdícios com dinheiro.

Por outro lado, o planejamento só é possível depois que o Projeto Político Pedagógico (PPPs) for elaborado, ele é que dará segurança para a escola. Pois, as melhores estratégias são escolhidas e os resultados são eficientes.
Os PPP podem ter a contribuição dos pais.

É importante que os pais participem ativamente das ações escolares dos filhos, para contribuir nas melhorias e também saber de tudo que acontece na vida escolar das crianças.

Por isso, algumas instituições até solicitam a participação dos pais na criação dos Projetos de Políticas Pedagógicas (PPPs), com a criação de comissões constituídas por pais de alunos.

Dessa forma os pais podem ajudar organizar campeonatos esportivos aos fins de semana, ajudar a organizar as bibliotecas e demais atividades que eles podem contribuir para melhorar o convívio da escola.

Como fazer uma PPP?

Alguns especialistas acreditam que para fazer um bom Projeto Político Pedagógico (PPPs) é necessário estabelecer missão, clientela, dados de aprendizagem, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola e relações com a comunidade e famílias.

Para se elaborar um bom projeto é necessário da conta de obter todas as informações citadas acima, pois elas serão de grande relevância para uma boa execução do planejamento pedagógico que dará sequencia a todo o processo.

Algumas dicas úteis para fazer a PPP

Alguns dados da sua PPP não precisam ser alterados todo o ano como, por exemplo, a missão, normalmente ele pode ser a mesma entre 2 e 5 anos. Ela só necessitará ser modificada caso os objetivos gerais já tenham sido alcançados e o foco é outro.

Todavia outras informações precisam estar em constante processo de atualização como é o caso da clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com a família, diretrizes entre outros.

Outro ponto muito relevante é adotar uma linguagem clara e simples, ele também precisa ser montada de forma eletrônica estando no computador, depois impressas e colocadas em arquivos para constante consulta se necessário.

Os professores e os pais também podem ter acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP), recomenda-se que eles ganhem cópias do documento para que possam sugerir metodologias e consultem o documento caso haja dúvidas.

Fotos

Confira Fotos da PPP educação infantil:

PPP educação infantilPPP educação infantil

PPP educação infantilPPP educação infantil

PPP educação infantilPPP educação infantil

Pesquisar
Artigos Relacionados