Pousadas Ilha Grande

Pousadas Ilha Grande

Pousadas Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha de quase duzentos quilômetros quadrados, que abrange os distritos de Araçatiba e Abraão, e está localizada próxima de Angra dos Reis, portanto na região oeste do estado do Rio de Janeiro. Possui alguns pontos famosos, principalmente na questão do turismo: o Pico Pedra D’Água (possui pouco mais que mil metros) e o Pico do Papagaio (com pouco menos de mil metros). A região possui registros tão antigos como o do próprio descobrimento do Brasil e as ligações com o Rio de Janeiro, tendo sido avistada pela primeira vez em meados de 1502. Em 1567, Dom Vicente da Fonseca foi nomeado pela coroa portuguesa para administrar a área.

Tendo sido um ponto de referência para contrabandistas, Ilha Grande passou a pertencer à Capitania Real do Rio de Janeiro depois de 1726. Nessa época, a região começou a se desenvolver a partir da colonização e comercialização de escravos, tendo sido considerada ponto de referência, além da plantação, cultivo e exportação da cana de açúcar e do café, os dois principais produtos do Brasil naquele período. A partir de 1803 já era independente, pelo menos na forma jurídica, da cidade de Angra dos Reis. Entrou para a história também quando Dom Pedro II implementou um centro de enfermos para passageiros que chegavam no país, tendo atendido mais de quatro mil pessoas.

Nas décadas de trinta e quarenta inicia-se o processo que culminaria no declínio da Ilha durante um grande período. Primeiramente, o centro de enfermos virou prisão. Na década de sessenta, há a fundação oficial do presídio Cândido Mendes, que se tornou um dos mais famosos no país graças à obra Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, que relata atividades da Ditadura Militar. Na década de setenta, com a finalização da Ditadura, o local passou a contar com presos comuns ao invés dos considerados “traidores da pátria”. Nos anos oitenta, o declínio das atividades de pesca, bem como a cessão da agricultura há muito tempo, acaba influenciando o desenvolvimento da cidade.

Desenvolvimento e turismo

Em 1994, o presídio Cândido Mendes é demolido, principalmente devido às questões de segurança envolvendo a fuga de presos na cidade. Quatro anos depois, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro inaugura o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no local. Na última década, a região tem tido um novo impulso econômico a partir do turismo, sendo uma das praias mais procuradas pelos cariocas, bem como brasileiros de outros estados, para a prática de esportes como mountain bike, mergulho, surfe, montanhismo, caminhadas, trilhas, entre muitos outros. Nos últimos três anos, a Ilha Grande se tornou notícia devido aos deslizamentos na área, bem como da organização dos moradores em projetos culturais que incentivem e aumentem o número de visitas.

Pousadas

A pesquisa de locais para ficar na Ilha Grande depende principalmente de qual praia você deseja visitar (alguns exemplos incluem: Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Aventureiro, Dois Rios, Praia do Sul, Praia do Leste, Praia Vermelha, Araçatiba, Bananal, Sítio Forte, Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Caxadaço, Proveta). Alguns albergues possuem quartos para duas pessoas (cama de casal) por menos de cem reais, mas não são indicados para aqueles que exigem muito conforto. No caso dessas pessoas, recomenda-se hotéis com serviço de quarto e afins, que tem um preço mais salgado, ultrapassando os trezentos reais diários. Para preços mais em conta, sugere-se a compra de pacotes com antecedência em agências de viagens, que também possuem contratos com várias redes de hotéis.

Fotos

Ilha GrandeIlha Grande
Pousada Ilha GrandePousada Ilha Grande
Praias de Ilha GrandePraias de Ilha Grande

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados