Pós-graduação à Distância

links patrocinados

Pós-graduação à Distância

Pós-graduação à Distância

Sobre a Pós-graduação à Distância

Já foi o tempo em que apenas eram válidos os cursos presenciais. Com a evolução do sistema de ensino e a democratização dele, estudar à distância virou atitude do presente e cada vez mais constante. Veja algumas informações sobre as pós-graduação à distância.

Para serem aceitos e aprovados pelo Ministério da Educação, os cursos à distância precisam preencher alguns pré-requisitos, como ter polos com estrutura adequada, oferecer também aulas presenciais, passar pelo período de aprovação de acordo com o que o MEC recomenda, etc.

Porém, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, não há nenhum curso stricto sensu que seja recomendado. Stricto sensu refere-se aos mestrados e doutorados.

A determinação da CAPES, porém, não impede que diversas instituições ofereçam pós-graduações à distância. Até mesmo universidades importantes do Brasil possuem essa modalidade de ensino. E a tendência é aumentar cada vez mais, não só aqui como no mundo como um todo.

Pós-graduação à Distância – universidades estrangeiras

Hoje é possível fazer cursos de pós-graduação à distância em universidades estrangeiras com qualidade indiscutível de casa mesmo. Basta fazer as atividades, provas e cumprir o pré-requisitos.

Dicas – Pós-graduação à Distância

Porém, antes de se matricular num destes cursos, você deve pesquisar a faculdade e o próprio cursos. Obter informações diretamente do MEC, conversar com pessoas que fizeram ou fazem o curso, ver se ele é reconhecido, etc, são algumas atitudes importantes e cruciais para que você não acabe jogando dinheiro – e tempo – fora.

MBA a Distância

MBA a Distância

Quem termina uma faculdade sabe como é importante ter algum curso de especialização ou pós-graduação. Estes cursos são um diferencial no currículo e o candidato tem mais chances na hora de conseguir uma vaga de emprego. Os cursos de MBA estão cada mais populares.

Quem não tem tempo de ir até um curso presencial, pode optar pelos MBA a distancia, que possuem várias opções e ainda a possibilidade se ser gratuito. Várias entidades oferecem os cursos.

Opções MBA a Distancia

Hoje diversas instituições de ensino superior oferecem a opção de MBA a distancia. A AIEC oferece diversas opções aonde o aluno pode optar por planos especiais de financiamento ainda fazer o curso gratuito.

A Fundação Getúlio Vargas também oferece diversas opções gratuitas e de cursos diferentes com duração de até 2 horas. A lista completa de cursos oferecidos está disponível no site da FGV.

A Universidade de São Paulo oferece também várias opções de cursos a distancia, desde MBA a também cursos de especialização especiais. Para concorrer, o candidato precisa se inscrever em um processo seletivo que irá escolher somente os melhores. A lista de cursos está no site da pós-graduação da USP.

A Universidade Anhembi Morumbi oferece também cursos de capacitação em MBA em diferentes áreas do conhecimento de gestão. Somente algumas vagas são aberta para bolsas de estudo de cursos gratuitos. Por isso é importante ficar atento a inscrições e também requisitos para fazer o curso gratuito.

Inscrições MBA Gratuito

Para poder fazer o curso gratuito de MBA, o candidato precisa ficar atento as vagas de inscrição de todos os processos. Além disso, é importante conferir todos os documentos e requisitos necessários para poder fazer o curso. Vale lembrar que por ser curso a distancia, o estudante precisa ter um bom rendimento e disciplina para concluir da melhor forma possível.

Cursos a Distância reconhecidos pelo MEC

Cursos a Distância reconhecidos pelo MEC

Sobre os Cursos a Distância

Fazer um curso superior é um sonho para muitas pessoas, agora entrar na universidade e poder freqüentar as aulas é uma chance para outros. Muitas vezes, embora exista o desejo, a pessoa não tem o tempo livre necessário para assistir as aulas, que demandam dedicação no horário da noite, da tarde, manha e em alguns casos integral. A necessidades de trabalhar vem antes da oportunidade de atender a uma universidade.

Pensando nisso, algumas universidade passaram a oferecer cursos a distância, aonde o estudante não precisa estar presente em sala de aula, pode fazer suas atividades e estudar em seu ritmo de vida..

Reconhecimento do Curso

Antes de aceitar o curso, que pode ser técnico, graduação, especialização e pós-graduação, é importante que o estudante verifique se a Instituição tem reconhecimento do MEC. Além disso, ainda pode saber qual é a nota atingida pela curso e sua validade.

Para fazer a consulta, pode-se procurar no próprio site do MEC ou entrar em contato com a Instituição e fazer o pedido. Assim, o estudante garante que fará um curso de qualidade e que este será reconhecido mais tarde quando buscar um emprego na área.

No site, ainda é possível fazer uma busca em todos os cursos a distância e saber quais são as áreas e as Instituições ofertadas.

Aulas

O curso a distância funciona a partir da escolha do aluno por estudar em casa e não precisar frequentar uma universidade diariamente. O aluno recebe as apostilas e lições explicando o que deve estudar e de que forma. Então pode escolher qual é a melhor forma para o estudo. Algumas Instituições ainda oferecem aulas em vídeo-conferência, aonde o estudante assistirá ao professor através de um computador com acesso a internet.

Apesar de parecer animador, professores alertam aos altos índices de desistência. Como o aluno fica em casa, não recebe a motivação necessária para o estudo. O ambiente também proporciona mais distrações, uma vez que em casa pode fazer o que quiser.

Pesquisar
Artigos Relacionados