Portal do Servidor

Portal do Servidor

Portal do Servidor

Como qualquer profissão, o cargo de servidor público é de importância para a população brasileira e internacional. No entanto, trabalhar para o Governo Federal é uma tarefa que depende de um sujeito que tenha muita ética, responsabilidade social e seja especialista no que faz. É pela necessidade desse emprego para a sociedade que existe o Portal do Servidor, um canal que serve para auxiliar os servidores públicos brasileiros.

Sobre o Portal

Todos os Estados que fazem parte da República Federativa do Brasil tem um Portal do Servidor dentro de cada site do governo estadual. O principal objetivo desse sitio eletrônico é trazer informações sobre o emprego do funcionário público como a consulta de dados financeiros, pessoais e funcionais, ter conhecimento sobre seus direitos, benefícios e deveres, notícias sobre o contracheque, informes de rendimento e emissão dos documentos de emissão (DAE) previdenciário, de uma maneira simples e com acesso rápido.

É importante ressaltar que todos os Portais do Servidor são feitos pelo Governo Federal e é obrigação dele colocar todas as informações necessárias para os funcionários públicos. Como cada Estado brasileiro tem seu próprio Portal do Servidor, algumas notícias ou informes são diferentes de um local para o outro. Porém, na maioria dos sites, o trabalhador pode se informar sobre os concursos públicos internos, adquirir seu convênio de saúde, já que é um direito de todo o servidor ou conferir a lista de sindicatos em sua cidade, região ou Estado.

Como funciona o Portal do Servidor

O sítio eletrônico do servidor público funciona de uma forma bem simples. Todas as informações sobre o emprego do funcionário estão armazenadas no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SISAP) e são sustentadas pelas Unidades de Recursos Humanos. É importante que todos os dados sobre o servidor público estejam de acordo com a realidade, pois é através desse portal que são somados os pagamentos e são distribuídos os benefícios.

Cadastro no site

Para se cadastrar no Portal do Servidor, o funcionário público precisa procurar seu empregador e solicitar a sua identificação para que, no site de cada Estado brasileiro, o servidor possa escolher sua senha. Caso você esqueça a senha ou apenas quer mudá-la, basta entrar no Portal do Servidor do seu Estado e clicar no mesmo link onde existe o acesso ao SISAP. Todas as informações acessadas pelo empregado público são colocadas em tempo real e por isso estão sempre atualizadas para melhor atender o servidor.

Benefícios para o servidor

O Portal do Servidor tem como principal meta auxiliar os funcionários públicos com informações sobre seus dados funcionais e financeiros atualizados. Alguns serviços prestados por esse sítio eletrônico são os convênios de saúde que o servidor tem direito, as bolsas de estudo que priorizam os funcionários, o apoio às atividades jurídicas e às atividades policiais civis, a análise do contracheque, o conhecimento de concursos públicos oferecidos para os internos de cada Estado e muitos outros benefícios, dependendo de cada região.

O servidor público precisa ficar ciente que não pode informar ninguém sobre seu cadastro para que não existam erros nos seus dados funcionais. Caso aconteça algum problema relacionado ao cadastro ou a qualquer informação existente no portal que não tenha relação com os rendimentos do trabalhador público em questão, basta clicar no link Fale Conosco que foi feito em todos os portais de servidor dos Estados.

Fotos

Confira Fotos Portal do Servidor:

Portal do Servidor Portal do Servidor Portal do Servidor Portal do Servidor

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados