Ponto Frio – Lojas do Ponto Frio
Em 1946 Alfredo João Monteverde, nasceu na, ainda, capital do Brasil, Rio de Janeiro. Alfredo iniciou a sua carreira de varejista importando pneus, em seguida, passou a importar geladeira e fogões dos Estados Unidos da América, dando início aí, na comercialização de eletrodomésticos.
A primeira loja foi aberta em 1952, na Rua Uruguaia, nº 134, Rio de Janeiro, que, de uma rapidez assustadora, se tronou uma das lojas de varejo mais populares da região.
O Ponto Frio foi a primeira loja de eletrodoméstico a investir em Marketing, utilizando a televisão como meio de comunicação com os seus consumidores, dando inicio as suas campanhas ainda na década de 50. A primeira sede construída foi a de Brasília, nos anos 70, inicializando o seu processo expansionista. Posteriormente, o Ponto Frio foi instalado em Goiás e Minas Gerais. Sendo que em 1992, com a compra das Casas Buri, o Ponto Frio Lojas, arcou o pé em são Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No ano 2000, através de leilão, a rede Ponto Frio, comprou 81 lojas da rede de varejo Disapel, construindo seu alicerce na região sul do país. Ainda desde período, a rede de varejo inovou , agregando produtos eletroeletrônicos, inaugurando a Mega Storena, na cidade se São Paulo.
As Inovações do Ponto Frio
Foi à primeira loja varejista brasileira a adotar a venda a distância como uma das opções de compra para o usuário. No ano de 1996, a Ponto Frio lançou o seu web site, com a intenção inicial de apenas mostrar as especificações do produto, a grande variedade de produtos do mesmo gênero nas lojas e se aquele produto estava disponível, ou não, na loja em que você gostaria de efetuar a compra.
Esta já foi uma sacada de mestre, pois agilizou o processo de compra dentro das franquias, visto que, uma parcela dos compradores já tinham em mente o que iriam comprar, a cor do produto e quanto iria pagar.
O segundo passo na internet do Ponto frio, foi viabilizar a compra de produtos por meio do site da instituição, basta acessar o endereço virtual da loja, fazer um breve cadastro, gerar um boleto, pagá-lo em qualquer lotérica ou banco e esperar o produto chegar na comodidade da sua casa, sem precisar enfrentar filas ou escolher o seu produto apressadamente.
Atendimento ao cliente
No site do Ponto Frio Lojas, ainda é possível receber atendimento Pós venda, onde há explicitações dos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, informática, aparelhos de e telefonia fixo, que informam quanto tempo aquele produto tem de garantia, com qual técnico você poderá entrar em contato, como você pode reagir caso o problema “X” seja diagnosticado, há também dicas básicas para cada categoria de produto listada acima. Outro atendimento disponível no site do Ponto Frio é o de Monta de Móveis, lá você tem informações sobre quem montará seu móvel, como acionar o montador, se é possível agendar uma data e horário específicos e também se é possível transferir o móvel de um local para o outro para depois ser montado pela equipe Ponto Frio. Você ainda pode optar pelo “Fale Conosco” e enviar a sua dúvida ou sugestão aos colaborados do Ponto Frio. A solicitação de documentos ficais também pode ser feita pelo Site da instituição.