Políticos brasileiros já cassados
Em dúvida de quem votar nas próximas eleições? Confira os nomes que alguns políticos brasileiros já cassados e passe longe deles na hora de ir para a urna.
O caso de Demóstenes Torres e Paulo Maluf
Demóstenes Torres: este é um dos mais relevantes e recentes casos de senadores que estão entre os políticos brasileiros já cassados. Ele era filiado ao DEM, que, diga-se de passagem, é o partido com maior número de integrantes cassados por causa de corrupção em todo o Brasil. Uma investigação em 2012 mostrou que o senador possuía ligação com o que veio a ser chamado de “máfia dos caças níqueis”, sendo que em julho de 2012 foi cassado.
Paulo Maluf: já o candidato Paulo Maluf, conhecido pelos seus casos de corrupção, alguns nunca comprovados, também compõe a lista dos políticos brasileiros já cassados. Do PP – Partido Populista, ele teve 5 anos de candidatura negadas pela justiça, por causa da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Isso ocorre em meados de 2014.
Políticos brasileiros já cassados: Roberto Jefferson e José Dirceu no mensalão
Roberto Jefferson: o escândalo do mensalão é outro acontecimento que gerou alguns políticos brasileiros já cassados, como é o caso de Roberto Jefferson, acusado de estar dentro da corrupção que envolvia a estatal Correios. Filiado pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, teve seu mandato de deputado federal cassado no ano de 2005.
José Dirceu: outro dos políticos brasileiros já cassados é o ex-deputado federal por São Paulo, José Dirceu, do PT – Partido dos Trabalhadores, tudo por que foi delatado como o mandante de todo o esquema do que foi o mensalão, que oferecia quantias de fundo privado com o objetivo de conseguir votos no Congresso para seus projetos. Apesar de condenado pelo ato somente com o julgamento de 2012, em 2005 também já havia sido cassado.
Sobre outra cassação
Cássio Cunha Lima: também não está de fora dos nomes de políticos brasileiros já cassados Cássio Cunha Lima, do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. Por causa de denúncias envolvendo abuso de poder, ele também teve seu mandato cassado, no ano de 2007, quando ainda era Governador da Paraíba. O mesmo ocorreu novamente em 2009.
Jackson Lago: Pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista, outro dos políticos brasileiros já cassados foi Jackson Lago, que era governador do estado do Maranhão, na época. Duas acusações foram jogadas contra ele e comprovadas por investigações judiciais, sendo eles compra de voto e abuso de seu poder.
Políticos brasileiros já cassados: José Roberto Arruda e Jackson lago
José Roberto Arruda: filiado ao PR – Partido da República, um dos políticos brasileiros já cassados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foi o ex-deputado federal José Roberto Arruda, que tentou disputar as eleições para governador de 2014 para o Distrito Federal. Ele não pode se candidatar a nenhum cargo público desde 2010, por causa de denúncias de infidelidade com o seu partido.
É claro que existem vários outros nomes que podem ser citados, já que são mais de 700 nomes entre as cassações. Faça sua pesquisa antes de votar.