Polícia Federal Antecedentes Criminais

Polícia Federal Antecedentes Criminais

Polícia Federal Antecedentes Criminais

A Polícia Federal (PF), também conhecida como Departamento de Polícia Federal (DPF), é um órgão federal que é subordinado ao Ministério da Justiça. A função da Polícia Federal, de acordo com a Constituição do ano 1988, é garantir a segurança pública. Dessa forma, a PF mantém a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

A Polícia Federal também exerce funções de Polícia Judiciária, que também é um órgão da segurança do Estado que tem como objetivo principal verificar as infrações penais e as suas autorias através de uma investigação policial.

De acordo com o artigo 144 da Constituição Brasileira, a Polícia Federal é um órgão permanente, que é organizado e mantido pela União.

Artigo 144 da Constituição sobre a Polícia Federal

De acordo com esse artigo, as funções adicionais da Polícia Federal são – “apurar infrações penais contra a ordem política e social”; prevenir e refrear o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, o contrabando e o descaminho; desempenhar as funções de polícia marítima, de fronteiras e aeroportuária; e cumprir, de forma exclusiva, as funções de Polícia Judiciária da União.

Polícia Federal

O contato mais frequente entre os cidadãos brasileiros e a Polícia Federal se dá por conta da emissão de passaportes e pelo controle que a PF exerce nos postos de fronteiras. A população do Brasil conta com delegacias e postos avançados em várias localidades do país, além das unidades existentes em todas as capitais dos estados. Já a sede da PF fica localizada em Brasília.

Dessa forma, a Polícia Federal exerce o ciclo completo de polícia, ou seja, desempenha as atividades repressivas de Polícia Judiciária, além de investigar crimes, prevenir delitos e manter a ordem pública através do policiamento das ruas.

Desde o ano passado, em 2011, a Direção-Geral do Departamento de Polícia Federal é ocupado pelo delegado Leandro Daiello Coimbra.

Sobre a Certidão de Antecedentes Criminais

A Certidão de Antecedentes Criminais é um documento emitido pela Polícia Federal que demonstra se há registros criminais dos indivíduos cadastrados no sistema.

Uma das principais funcionalidades dessa certidão é regularizar a situações de brasileiros que se encontram no exterior. Porém, tem aumentado o número de empresas que solicitam esse documento na hora de contratar os seus funcionários.

Através da internet, os cidadãos brasileiros podem solicitar a sua Certidão de Antecedentes Criminais de forma gratuita. O processo é bem simples – basta acessar a página do Departamento de Polícia Federal na internet, clicar no link “Certidão de Antecedentes Criminais”, fornecer alguns dados pessoais e, em seguida, clicar em “Pesquisar”.

Pode acontecer de alguns casos o site não emitir a certidão. Nessa situação, a pessoa precisa se dirigir a uma delegacia da Polícia Federal pessoalmente ou enviar outra pessoa com uma procuração registrada.

O fato de determinado cidadão não conseguir solicitar sua certidão pela internet não que dizer ele possua antecedentes criminais. Essa situação acontece por vários motivos, como, por exemplo, os dados solicitados estarem relacionados a mais de uma pessoa.

Fotos

Polícia FederalPolícia Federal
Antecedentes criminaisAntecedentes criminais
O objetivo da Polícia Federal é garantir a segurança públicaO objetivo da Polícia Federal é garantir a segurança pública

GD Star Rating
loading...
Polícia Federal Antecedentes Criminais, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados