Poejo e os benefícios para a saúde

links patrocinados

Poejo: benefícios para a saúde

Poejo, hortelãzinho, ou hortelã?

O poejo é uma planta herbácea de coloração verde, com as folhas muito parecidas com as folhas de hortelã. Por ter tamanho menor do que a hortelã é conhecido como hortelãzinho. Este fato faz com que muitas pessoas confundam as duas plantas, que possuem efeitos bem distintos no organismo humano.

Além disso, o poejo é muito comum em jardins, já que se apega facilmente as gramíneas. Como a hortelã também se apega facilmente é comum a confusão entre uma planta e outra. Mas na hora de colher um ou outro é preciso estar atento para não utilizar um achando que está utilizando o outro.

Propriedades do poejo

Poejo: benefícios para a saúde Poejo

Poejo possui diversas propriedades em suas folhas e seu chá é ótimo no combate a pequenos problemas respiratórios. A composição do poejo inclui mentol e agentes sedativos, além de componentes expectorantes, antissépticos, antiespasmódico, antipirético, entre outros.

O poejo é um chá com poderosas propriedades digestivas, por isso ajuda a resolver a amenizar vários problemas no sistema digestivo humano como a azia, o acúmulo de gases e outras dores estomacais. Ou seja, um bom chá de poejo é ótimo para qualquer pessoa que tenha comido algo estragado ou comido demais.

Poejo: saiba os benefícios para a saúde

Benefícios do poejo para a saúde

Entre os principais benefícios do poejo para a saúde, os que mais se destacam são a capacidade de melhorar o sono, graças as propriedades sedativas que ele possui e a limpeza feita no sistema respiratório, graças as propriedades expectorantes. Quando a pessoa está com gripe ou resfriado, tomar um chá de poejo irá ajuda-la a expelir tudo que está atrapalhando sua respiração.
Ainda na forma de chá, o poejo pode ajudar na redução da febre, já que ajuda as glândulas sudoríparas a transpirar e assim diminuir a temperatura corporal.

Poejo: chá

Outros benefícios do poejo para a saúde

Por meio de suas folhas, o poejo pode ajudar no processo de cicatrização de feridas e machucados. Além disso, também possui ação antisséptica, o que evita a inflamação do machucado e piora no quadro. Para utilizar as folhas para estes fins, basta aplicá-las sobre o machucado e deixá-las agir por, pelo menos meia hora. Repita este procedimento todos os dias até que haja melhora no quadro.

O poejo também possui ótimo aroma e é indicado para evitar mofo em locais fechados. Para isso, junte algumas folhas secas da planta e envolva-as num pano fino. Amarre e pendure no local desejado: o local ficará com odor agradável, os insetos serão afastados e o mofo irá diminuir.

Poejo: planta

Contraindicações e problemas causados pelo excesso de poejo

Grávidas não devem consumir o poejo, já que ele possui propriedades abortivas. Não é certo que o aborto irá acontecer, mas as possibilidades são grandes. Também não é indicado o consumo do chá de poejo por crianças menores de 12 anos.

Para as demais faixas etárias também não é indicado o consumo de poejo em excesso, já que ele pode causar paradas respiratórias. Ou seja, para aproveitar ao máximo todos os benefícios desta planta tão comum nos jardins brasileiros, tome muito cuidado para não exceder os limites diários, caso contrário poderá inverter o papel da planta e ter problemas sérios de saúde.

Pesquisar
Artigos Relacionados