PIBIC 2014

links patrocinados

PIBIC 2014

A Iniciação Científica é um trabalho essencial para alunos do ensino superior que querem se destacar no cenário acadêmico e até profissional. O programa possui abrangência em todas as áreas de estudo, além de que muitas pessoas podem até receber remunerações por isso. Confira mais informações sobre o PIBIC 2014 e como participar.

O que é o PIBIC

PIBIC 2014 PIBIC

PIBIC é a sigla para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, um projeto do Governo Federal que oferta bolsas de estudo para alunos de graduação. O PIBIC 2014 é organizado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e possui o objetivo de incentivar a pesquisa aos estudantes que estão no meio ambiente universitário.

O que é PIBIC 2014

Como será desenvolvido os projetos do PIBIC 2014

No PIBIC 2014, os estudantes tem a tarefa de desenvolver um trabalho de pesquisa em cima de um tema voltado para a sua área de graduação. Alunos de todos os cursos podem participar do programa, sendo que este pode ser remunerado ou não. Quem ganha a bolsa auxílio recebe uma quantia mensal que gira em torno de R$ 400 reais para o nível de graduação, valor que pode ser gasto de acordo com as necessidades do estudante.

Todos os selecionados do PIBIC 2014 precisam ainda ser orientados por um professor efetivo de sua instituição de ensino superior, sendo que cada profissional possui uma linha de pesquisa diferente. O docente tem o objetivo de fazer a supervisão de seus orientandos, sendo que há um número máximo de estudantes que cada professor pode auxiliar de forma oficial.

Para que serve o PIBIC 2014

Características do programa e variações de bolsas de iniciação científica

As bolsas do PIBIC 2014 tem duração de 12 meses completos, que devem ser iniciados a partir de agosto de todos os anos. Todos os interessados precisam ter bom desempenho nas aulas de seu curso, além de possuírem a disponibilidade de cumprir as horas mínimas de pesquisa em sua instituição de ensino.

Existem ainda outras variações do PIBIC 2014, como o PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), o PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), além do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Cada uma dos projetos possuem auxílios e públicos diferentes do ensino superior. Apesar disso, alunos do ensino médio também podem desenvolver pesquisas de iniciação científica.

PIBIC 2014 - saiba mais

Vantagens de se fazer e de se concluir um PIBIC 2014

Ao fazer o PIBIC 2014, os estudantes ainda conseguem maior destaque e pontuação na hora de fazer a classificação para o programa de intercâmbio do Ciência sem Fronteiras, por exemplo. Além disso, o Programa de Iniciação Científica também visa aumentar o número de pessoas que conseguem bom desempenho em cursos de pós-graduação como o Mestrado e o Doutorado, já que nessas modalidades de estudo é preciso desenvolver seu próprio projeto.

Para participar é preciso que cada estudante interessado no PIBIC 2014 entre em contato com seus professores e se informe sobre quais deles fazem parte do projeto. É importante ainda ficar de olho nas datas disponíveis para a inscrição no programa.

Pesquisar
Artigos Relacionados