Pet Terapia: animais que ajudam no tratamento de doenças
Dizem que os cachorros são os melhores amigos do homem, mas a expressão, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, utilizada em casamentos, também se encaixa perfeitamente quando o assunto é a fidelidade dos animais de estimação em geral, sejam eles gatos, cachorros, peixes ou pássaros. Por isso, é correto dizer que nos dias de hoje, cada vez mais, os animais de estimação estão colaborando para a recuperação de pacientes com os mais diversos e variados casos clínicos.
A Terapia Assistida por animais, também conhecida pelo nome Pet Terapia e pela sigla TAA, é basicamente um tratamento onde o animal de estimação age como um terapeuta e ajuda para que o paciente consiga atingir os objetivos do tratamento proposto.
Pet Terapia: como funciona?
Desde 2009, o Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais importantes hospitais da cidade e do estado de São Paulo, permite a entrada de animais de estimação, desde que é claro, o médico responsável pelo paciente autorize.
Isso aconteceu porque sempre pacientes e seus familiares cogitavam essa solicitação. Depois de estudos realizados que comprovavam a eficiência desse tipo de tratamento – Pet Terapia, o hospital resolveu liberar a entrada dos bichos de estimação, até mesmo pela demanda que existia e pelo encurtamento da permanência de pacientes no hospital que a técnica oferece.
Vale ressaltar que hoje em dia também existem diversas Organizações Não Governamentais e instituições que trabalham levando animais até hospitais, escolas e até mesmo em centros de recuperações. Nesses casos, o animal terapeuta utilizado na Pet Terapia pode ser o do próprio paciente.
Qual o animal certo para a Pet Terapia
Pode-se dizer que nem todo bichinho de estimação nasce para ser um animal terapeuta. Isso porque na Pet Terapia, o animalzinho precisar ter uma personalidade dócil e tranquila, onde seja possível que os pacientes abracem, apertem e beijem sem risco algum de levar uma mordida inesperada.
Os animais mais utilizados na Pet Terapia são os cavalos e os cães, por justamente apresentarem um temperamento mais tranquilo e por serem mais dóceis. Vale ressaltar que os coelhos, os gatos, os peixes, os jabutis podem e também são muito utilizados na Pet Terapia.
Quando o animal já pertence ao paciente, fica bem mais fácil realizar o tratamento. Um profissional especializado em Terapia Assistida por Animais pode ajudar a realizar este procedimento na própria residência do paciente, transformando dor e sofrimento em momentos constantes de felicidade.
Animais que curam
Os benefícios de utilizar animais de estimação em tratamentos de saúde já são observados há algum tempo. No Brasil, o primeiro registro que se tem da Pet Terapia foi feito em 1955 pela psiquiatra Nise da Silveira, que relatou a interação de animais com os pacientes esquizofrênicos na instituição em que trabalhava.
Confira mais
Qualquer paciente, seja qual for o quadro clínico, pode ser beneficiado pela Pet Terapia, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação, como alergias, medo de animais ou então problemas de respiração.