Pesquisa aponta que medo da fome pode elevar chances das crianças serem obesas

Pesquisa aponta que medo da fome pode elevar chances das crianças serem obesas

Um estudo publicado durante o encontro entre as Sociedades Acadêmicas Pediátricas, em Boston, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (30) sugere que o medo de passar fome leva muitas mães a alimentarem excessivamente os seus filhos, elevando assim as chances das crianças se tornarem obesas.

Os pesquisadores ainda observaram que famílias que estão vivendo as situações de “insegurança alimentar”, quando os membros estão a beira da fome, são aquelas que geralmente possuem membros que esta acima do peso ideal.

A líder do estudo, a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina Albert Einstein em Nova York, Rachel Gross, comentou que é muito importante compreender como que a pobreza faz com que as famílias apresentam mais chances de desenvolver obesidade. Ela acredita que isso é fundamentam para evitar uma epidemia de obesidade.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 201 mães de das classe de baixa renda, sendo que a maioria delas era de origem hispânica, e que possuem filhos com idade inferior a seis meses. Elas foram perguntadas sobre que tipo de alimentação ofereciam aos seus filhos e ainda se estavam preocupadas com o bebê desenvolver sobrepeso.

Estudos anteriores apontam que os padrões de alimentação que estão relacionados à obesidade geralmente se iniciam durante a infância, quando a criança começa a desenvolver uma rotina de alimentação e ainda certa tendência a determinados tipos de alimentados.

Os resultados analisados pela equipe indica que um terço das mães entrevistaram estão em situação de insegurança alimentar.

A pesquisador contou que a equipe descobriu que a insegurança alimentar está diretamente relacionado ao aumento da obesidade infantil, uma vez que as mães adotam técnicas erradas de alimentação. Gross ainda disse que em muitos os casos os pais incentivam a criança a comer mais mesmo quando ela já está satisfeita, gerando assim um ciclo de alimentação excessiva que leva ao sobrepeso e a obesidade infantil.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados