Pés e mãos frios podem indicar problemas vasculares

links patrocinados

Pés e mãos frios podem indicar problemas vasculares

Algumas vezes, você já deve ter observado que está calor mas suas mãos ou pés estão frios? Essa é uma queixa de diversos pacientes, que queixam-se de sensação de frio nas extremidades, seja ela permanente ou não. Vale ressaltar que muitas vezes essa sensação vem acompanhada de um formigamento. Entenda melhor quando este pequeno sinal pode indicar o aparecimento de algum problema ou de alguma doença.

Confira mais

Pés e mãos frios podem indicar problemas vasculares Problemas vasculares

Vale ressaltar que na maior parte das vezes, essa sensação pode ter um caráter benigno, podendos ser então apenas uma característica fisiológica do indivíduo ou ainda uma resposta exagerada a uma mudança brusca de temperatura. Deve-se ficar atento quando a sensação de frio vier acompanhada de outros sintomas, como palidez, dores na panturrilha ao andar, feridas dolorosas, arroxeamento dos pés ou das mãos e feridas de difícil cicatrização.

Pés frios

Aterosclerose

A aterosclerose por exemplo, é uma doença que pode ser indicada quando as mãos ou os pés estão frios. Isso porque ela é uma doença que é caracterizada principalmente pelo entupimento dos vasos arteriais, causados pelas placas de gordura que se acumulam no sangue. Este processo acaba principalmente nas partes extremas do corpo e muitas vezes causam dor nos pés e nas pernas. A doença é causada principalmente pela diabetes, pela hipertensão arterial (pressão alta), pelo colesterol alto e pelo tabagismo. Vale ressaltar que a aterosclerose é uma doença que atinge em grande parte os indivíduos com idade entre 50 e 60 anos.

Mãos frios

Arterite

Outra doença circulatória, que apesar de ser severa e de ser associado diretamente ao hábito de fumar, é a arterite. Esta rara doença causa uma inflamação nas artérias e onde os sintomas são parecidos com os provocados pelas obstruções circulatórias da aterosclerose. Apesar disso, a arterite atinge indivíduos mais novos, na faixa dos 40 anos e muitas vezes até menos. Já as vasculites são doenças que atingem os pequenos vasos sanguíneos. O aparecimento desta doença pode estar diretamente ligado com outras doenças, como o reumatismo. Os pacientes que apresentam esse quadro, em geral sente uma grande sensibilidade ao frio. Além disso, quando eles estão expostos a baixas temperaturas, acabam apresentando uma forte reação de arroxeado dos dedos e palidez, associadas a um quadro de extrema dor. Este fenômeno é conhecido como Raynauld, que pode ser o sinal do início de alguns tipos de doenças reumatológicas ou ainda pode ser um fato isolado.

Pés e mãos frios podem indicar problemas vasculares - saiba mais

Mais informações – Pés e mãos frios podem significar o aparecimento de algumas doenças

Ao menor sintoma ou sinal citado acima, procure seu médico para fazer avaliações mais profundas e precisas. Este cuidado é importante porque cada uma dessas doenças citadas no artigo necessita de um tipo de tratamento bastante específico. Por isso, somente um profissional cirurgião vascular poderá identificar qual a gravidade do problema e somente ele poderá orientá-lo sobre o tipo de tratamento mais adequado. Fique atento, pés e mãos frios podem indicar o aparecimento de problemas mais graves. Atente-se aos sintomas e sensações.

Pesquisar
Artigos Relacionados